Trabalho Escravo no Brasil Contemporâneo

Por Mauro Pitanga

Ciências Humanas E Sociais, Direito, Não Ficção

Esta página foi vista 4629 vezes desde 05/12/2013

Este livro trata de um tema cada vez mais recorrente no Brasil: o trabalho escravo contemporâneo no meio rural. Todos os anos fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego, com a ajuda de outros órgãos, resgatam centenas de milhares de trabalhadores de seus locais de trabalho, devido as condições precárias em que esses labutam.

Trata-se de uma prática antiga que vem se sustentando pelo Brasil, principalmente nos lugares mais distantes da atenção da mídia e dos poderes constituídos. A prática de empregadores em submeter operários a situações humilhantes e degradantes, análogas à de escravo é crime, conforme artigo 149 do Código Penal.

Este livro, portanto, tratou de pesquisar as raízes dessa tradição, sua história, o que o ordenamento jurídico brasileiro diz sobre o tema e, sobretudo, como a justiça brasileira tem tratado ou julgado esse delito.

ISBN 978-85-916528-0-8
Edição 2 (2019)

Mauro Pitanga

Mauro Pitanga é carioca, formou-se em História pela SUAM no Rio de Janeiro, e em Direito em Manaus, onde atualmente reside. Também é Pós-graduado em Direito Penal. Professor e Servidor Público da Polícia Civil do Estado do Amazonas. Também está tutor de ensino a distância do CETAM - Centro Tecnológico do Amazonas. Pesquisador informal de design e editoração de livros.

Mauro chegou a iniciar as Faculdades de Língua Portuguesa e Francês na Federal do Amazonas, cursos estes, aos quais pretende retornar.

É coautor do livro Poesia Todo Dia e autor dos livros (1) Trabalho Escravo no Brasil Contemporâneo: História, Legislação e Impunidade. (2) Diagramação de Livros com MS Word 2013. Ambos à venda na agBook, Clube de Autores e Amazon.