Crimes na Pequena Paris

Escândalos, intrigas e assassinatos há um século no interior paulista

Por Nicola Tornatore

Crimes Verídicos, Não Ficção, Assassinato

Esta página foi vista 6712 vezes desde 21/07/2014

A célebre cena noturna, os cabarés e bordéis, com centenas de prostitutas europeias, a maioria francesas e polacas, renderam a Ribeirão Preto o apelido de “Petit Paris” – ou “Pequena Paris”. Em 1907, o escritor Monteiro Lobato, depois de conhecer a cidade, escreveu a um amigo comentando que tentaria “se firmar” em Ribeirão Preto. “Dizem que há 800 mulheres da vida, todas estrangeiras e caras”, afirmou o escritor.

A riqueza gerada pelo café era tal que “empresários” da noite importavam diretamente da França champanhe e “cançonetistas”, como as prostitutas mais jovens e belas eram apresentadas. Muitas vezes, seus números artísticos se resumiam a desfilarem seminuas pelo palco dos cabarés, para deleite dos coronéis do café, que disputavam entre si, a peso de ouro, o direto da primeira noite (jus primae noctis).

Mas não era só champanhe que corria pelos salões da Pequena Paris. Intrigas, escândalos, arruaças e assassinatos também faziam parte do cotidiano da Pequena Paris. Crimes na Pequena Paris é uma coletânea de casos verídicos, criminosos ou pitorescos, ocorridos no interior paulista entre as décadas de 1880 e 1950, e contados a partir do noticiário dos jornais da época.

Edição 1 (2014)

Nicola Tornatore

O jornalista Nicola Tornatore trabalhou por duas décadas na Redação do jornal A Cidade, de Ribeirão Preto (SP), um dos poucos jornais brasileiros com circulação ininterrupta há mais de um século. O A Cidade começou a circular em 1905 e cobriu boa parte do período áureo do café, quando a noite de Ribeirão Preto rendeu para a cidade o apelido de a “Pequena Paris”. Responsável pela biblioteca que guarda a coleção encadernada do A Cidade desde 1905, o jornalista teve a oportunidade de conhecer como o noticiário da época tratava os episódios de grande repercussão, como escândalos e assassinatos. E nesse livro traz um pouco das histórias saborosas da “Petit Paris”. Já no livro "A Origem das Cidades", a segunda obra publicada pelo Clube de Autores, o jornalista conta como surgiram 26 cidades da região - o porquê de seus nomes e casos curiosos dos primórdios.O livro Pioneiros que fizeram História traz a história de 40 pioneiros de Ribeirão Preto- vindos de todas as partes do Brasil e da Europa. Por fim, no livro Histórias do Picuinha, o autor colaborou na publicação de uma coletânea de textos escritos por um morador de rua conhecido como Velho Pica.