História Das Cavernas - Mundial - 2ª Edição

Por Alexandre José Felizardo

Esportes E Lazer, Geografia E Historia, Turismo

Esta página foi vista 3056 vezes desde 27/07/2014

Um dos mais antigos mistérios da humanidade: o mundo subterrâneo!

Ainda pouco explorado e instigando a nossa sede de conhecimento e aventura.

Você sabe o que são cavernas? Gostaria de saber como surgiu o interesse por elas? A interação entre o homem e as cavernas acontece na vida das sociedades humanas desde a Pré-história. De lá para cá, muita coisa aconteceu, tudo mudou, o homem saiu das cavernas, inventou máquinas e aparelhos que aumentaram as possibilidades e o conforto em sociedade. Mesmo passados milhares de anos, ainda interagimos com elas, precisamos de seus recursos e temos muito o que aprender com o seu estudo. Nesta obra, procuramos mostrar como o homem usava as cavernas, como ocorreram as primeiras visitas de caráter turístico e, finalmente, como surgiu a espeleologia - a ciência que estuda as cavernas - e quem foram os seus precursores e qual foram os trabalhos científicos realizados. É feito um paralelo entre o tempo e a evolução desta ciência, quais foram as primeiras descobertas e os avanços que ocorreram, até chegar aos tempos modernos. Você está convidado a entrar neste "túnel do tempo" e conhecer a História das Cavernas. Boa Leitura!

Edição 2 (2012)

Alexandre José Felizardo

Alexandre Felizardo é formado em Administração de empresas, trabalhou como bancário até 2005. Concluiu (2014) Licenciatura em História e Mestrado em Arqueologia junto ao MAE-USP (2018).

Espeleólogo desde 2006, já visitou mais de 114 cavernas diferentes nos estados de SP, MG, TO, GO, PR e SC; além de 2 cavernas na Argentina.

Executou tarefas de prospecção, exploração, mapeamento, técnicas verticais, espeleofotografia, ministrou cursos de Introdução à espeleologia, Espeleologia básica, Mapeamento de Cavernas e Noções de Espeleofotografia.

Lançou seu primeiro livro sobre a História das Cavernas - Mundial e está terminando os trabalhos de outros livros na área.

Tem um grande acervo de fotografias de cavernas, mais de 10.000, o que futuramente deverá servir de base para a publicação de um livro de fotos de cavernas com enfoque no turismo.