os Carlos do Logadouro

Por Luciana Carlos Gurgel

Biografia, Humor, Não Ficção, Adulto, Histórico, Memórias Pessoais

Esta página foi vista 2071 vezes desde 18/04/2017

Quando a narrativa começa, ela mostra como era o senário onde viveram os Carlos do Logradouro. A chegada dos três irmãos na velha, O CHEFE DO CLÃ cujos ramos espalharam-se pelo Brasil e o mundo Manoel Carlos, o romance proibido do patriarca dos Carlos com a matriarca do Amorim Dona Florentina Nunes de Amorim. Conheça os enlaces familiares dos DOZE PATRIARCAS DA FAMILIA CARLOS com as maiores famílias do auto oeste potiguar.

A seca castiga o sertanejo, por isso José Carlos vai para o Amazonas trabalhar nos seringais do senhor José Ferreira, mas foi obrigado a fugir para outra localidade pois estava condena a morte, os índios tentaram mata ele por ter desvirginado uma índia. Na fuga para escapar a própria vida voltou para o Logradouro. Formou uma numerosa família com dois matrimonio, a primeira esposa Veneranda de Santana e a segunda Alexandrina Bezerra, os 21 filhos gerados nos dois matrimônios são os Carlos do Logradouro.

A chuva chega, e com ela vem a riqueza do sertanejo. É preciso animais de criação e alguns produtos para iniciar o serviço, instalando-se em definitivo no Logradouro desde o começo do século XX. Os produtos consumidos pela família eram produzidos pela agricultura família, tudo orgânico.

Militante do partido da Aliança Nacional Libertadora (ANL).

A família passou alguns momentos de alegria e de felicidade limitada. Isso se dá, por exemplo, quando a seca do Quinze quase dizima os nordestinos. No entanto, a ameaça da morte na forma de fome causa poucos prejuízos familiares aos Carlos do Logradouro, o mesmo não ocorreu com seu patrimônio que foi destruído pela seca.

CONTEXTO

Sobre a autora

Luciana Carlos é pesquisadora e historiadora da família Carlos desde 1999, que se caracterizou pela obra os doze patriarcas da família Carlos lançado em 2012, focalizando, entre outros, aspectos concernentes ao Nordeste brasileiro, como a seca, o cangaço e a vida sofrida das mulheres no sertão nordestino. O livro consegue mostrar de maneira bem cômica o machismo tão predominante naquele tempo.

Período

A narrativa atravessa um século de muitos períodos complicados, o século XX. Do fim da escravidão para posteriormente a seca do Quinze. O cangaço, a ditadura Vargas, enquanto a Europa vivia as tensões que resultariam na eclosão da 2ª Guerra Mundial.

Edição 1 (2017)

Luciana Carlos Gurgel

Email: Lucianacarlosgurgel@hotmail.com

Na adolescência trabalhou como vendedora de Óculos, foi fotografa

profissional de eventos como: batizados, casamento, aniversários, com dez anos de

atividade no mercado. Na vida adulta foi missionários evangélica durante seis anos, nesse

período viajou pelo sertão nordestino conheceu muitas pessoas e locais, a atividade lhe

redeu bom conhecimento nas relações sociais, com aptidão para falar em público com

mais de 20 anos de pratica, bem como realizou muitas palestras para casais, jovens e

atividades recreativas com crianças.

Atualmente é Pesquisadora de Genealogia e biografia, com mais de 1 5 anos de

experiências no mercado. Montou várias árvores genealógica das famílias do auto oeste

potiguar, já realizou diversos trabalhos para escritores ou para pessoas que apenas tem

curiosidade em saber quem eram seus ancestrais.

Autora de dois livros biográfico e Genealógico, “OS DOZE PATRIARCAS

DA FAMÍLIA CARLOS/2012 E OS CARLOS DO LOGRADOURO/2015, de um conto

infantil chamado de CHAPEUZINHO DE PALHA E O LOBO MAGRO /2015. Escreveu

duas peças teatral /2016, uma adaptada do livro Chapeuzinho de Palha e o Lobo Magro e

outra chapeuzinho contra o mosquito da dengue.

Tem experiências como contadora de estórias para crianças de 6 até 9 anos,

usando objetos metafórico, marionete e imitações de vozes de pessoas gerando diversos

personagens. Em andamento estão três projetos, o “ABC” de Almino Afonso, Os Carlos do RN, livro

histórico e genealógico, A saga da Mundiça, uma comédia romântica que aconteceu no

povoado da antiga Caieira.