COSPLAY

Por Dinamara Garcia

Literatura Nacional, Literatura Infanto Juvenil, Games E Rpg

Esta página foi vista 8941 vezes desde 05/01/2011

Escrito em 1991, quando a autora fazia o último ano de graduação em Letras, o livro é ambientado em São José do Rio Preto, cidade a 450 quilômetros da capital, no noroeste do Estado de São Paulo. O espaço paulista e interiorano é cenário para um protagonista anacrônico: um inglesinho chamado Glenn – sem sobrenome declarado –, leitor de Wilde e Pessoa, fã da banda inglesa The Smiths, uma das principais dos anos 1980.

Ladrão de retratos que ganham vida no contato com ele, Glenn é uma personagem solitária e afetuosa, mergulhada no universo ficcional e poético dos autores que lê avidamente e com os quais dialoga. Ao ler, Glenn se transporta fisicamente para o espaço da narrativa ou transporta a narrativa para a casa dele, vivendo curiosos casos de amor em várias dimensões.

De curta extensão e final surpreendente, a obra é uma novela psicodélica, transfigurando a cidade de Rio Preto que se torna espaço mítico, onde se misturam a Londres de 1890 e a Lisboa de 1915, formando um caleidoscópio de imagens e sons com trilha musical dos Smiths, antecipando um fenômeno típico dos anos 2010: o cosplay, a lúdica metamorfose fashion de adolescentes e jovens em personagens de livros, filmes, mangás, animes e comics.

Edição 1 (2010)

Dinamara Garcia

Doutora em Letras (Teoria da Literatura) pela UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – S.J. RIO PRETO – SP (1999).

Escritora experimentalista em RPG (role playing game), desde abril de 2000, com uma produção bruta e não publicada de cerca de 40 mil páginas de material de literatura interativa.

Foi professora efetiva de Teoria da Literatura, na UNESP, campus de Assis – SP, de 2003 a 2005.

É professora titular de Semiótica da Comunicação, da Unirp - Centro Universitário de Rio Preto, desde agosto de 1999.

Tem experiência na área de Comunicação Social, com ênfase em Jornalismo e Publicidade; na área de Moda, com ênfase em Moda, Comunicação e Semiótica, e na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: moda e comunicação, semiótica, estética, cibercultura, novas tecnologias, web jornalismo e web publicidade, RPG e cultura jovem na internet.

Comunidade Clube de Autores: clubedeautores.ning.com/profile/dinamaragarcia