333 Facetas dos Manipuladores

Por Renato Barbosa Moreira

Neuropsicologia, Codependência, Abuso, Psicologia, Família E Relacionamentos, Autoajuda

Esta página foi vista 433 vezes desde 16/11/2023

O livro "333 Facetas dos Manipuladores" é uma exploração profunda e detalhada sobre a manipulação humana, abrangendo aspectos psicológicos, sociais e neurocientíficos. O autor, Renato Barbosa Moreira, desdobra o conceito de manipulação em várias camadas, desde a sua presença no palco da vida cotidiana até as complexidades da mente do manipulador e as estratégias para confrontá-lo.

O primeiro capítulo introduz o mundo da manipulação, destacando como ela pode ser comparada a uma ilusão de mágica no palco, onde a realidade é distorcida para entreter. No entanto, na vida real, a manipulação é menos visível e mais insidiosa, muitas vezes escondendo a verdade e limitando a liberdade de escolha. O livro aborda a psicologia e a neurociência por trás da manipulação, citando obras e estudos relevantes, como os de Robert B. Cialdini e Solomon Asch, que mostram como somos influenciados e como nossas áreas cerebrais de tomada de decisão e emoção são afetadas.

Nos capítulos subsequentes, Moreira examina o desenvolvimento do manipulador, desde as raízes na personalidade e experiência até a ascensão na sociedade. Ele discute como os manipuladores ganham poder em diferentes esferas sociais e como a tecnologia e as redes sociais se tornaram novos territórios para a manipulação. O autor também explora a manipulação nas relações interpessoais, como em relacionamentos amorosos e familiares, e no ambiente de trabalho.

O livro oferece insights sobre como reconhecer e se proteger das táticas de manipulação, enfatizando a importância de questionar intenções e consequências e de treinar o "sistema imunológico mental". Moreira também aborda a proliferação do comportamento manipulativo e como a sociedade se tornou habituada a ele, destacando o papel da neurociência na compreensão e no combate à manipulação.

Finalmente, o autor apresenta estratégias para confrontar e desmascarar manipuladores, caminhos para a cura após a manipulação e como cada indivíduo pode contribuir para um mundo menos manipulativo. O livro encerra com reflexões sobre os aprendizados apresentados e encoraja a ação e mudança pessoal e coletiva.

ISBN 978-65-266-1076-3
Edição 1 (2023)
Tipo de papel Polen

Renato Barbosa Moreira

Renato Barbosa Moreira, pai da Katarina, é um verdadeiro entusiasta e apaixonado por neurociência e terapia comportamental, uma paixão que transcende sua já impressionante carreira em tecnologia. Aos 46 anos, esse orgulhoso belo-horizontino não apenas construiu um histórico profissional notável, mas também cultivou uma vida repleta de comprometimento e dedicação à causa social.

Dotado de uma formação robusta em TI e um fervor inabalável pelo aprendizado e inovação, Renato mergulhou de cabeça nas profundezas da neurociência, buscando compreender os mistérios da mente humana e o poder da terapia comportamental. Essa jornada o levou a especializações internacionais que ampliaram ainda mais sua visão de mundo, combinando a precisão técnica com um genuíno desejo de impactar positivamente a sociedade.