As Lágrimas da Sociedade

CRÔNICAS, CONTOS E POEMAS DOS ESTUDANTES DA ESCOLA MAJOR COSME DE FARIA

Por Priscila Xavier e Katia Kelly da Silva Lima

Educação, Fotojornalismo, Fotografia Individual, Literatura Nacional, Fotografia

Esta página foi vista 380 vezes desde 24/08/2023

A obra literária “Quarto de Despejo”, da escritora brasileira Carolina Maria de Jesus, foi a fonte de inspiração para os estudantes dos 9° anos. O olhar periférico da autora aguçou neles a discussão sobre o racismo, pobreza, favela e política que culminou neste livro 'As Lágrimas da Sociedade’.

A gramática de Carolina ainda é marcada pela polêmica do racismo na literatura e o preconceito linguístico, tendo em vista a pouca escolarização da escritora.

Portanto, foram mantidas nas crônicas as escritas, realidades e vivências de cada estudante, respeitando as suas singularidades e diversidades culturais e sociais.

Professora Priscila Xavier.

Edição 1 (2023)
Coloração Colorido

Priscila Xavier e Katia Kelly da Silva Lima

Jornalista e educadora. É daquelas que nunca prescindiram das informações das ruas, dando a palavra a periferia, noticiando os problemas das regionais da capital de São Paulo, e valorizando as manifestações culturais de jovens e adultos locais com coragem e determinação.

Priscila Xavier oferece neste livro "Guaianases em Foco" uma rara contribuição ao leitor que deseja compreender a história do cotidiano de Guaianases a partir da década de 1960.

Recorrendo à forma de "Uma jovem jornalista nas periferias de São Paulo" (lançado em março de 2017), Priscila mais uma vez explora a história contada por jornais e jornalistas para esmiuçar as vozes da época, narrando a espinhosa trajetória dos grandes líderes comunitários de Guaianases entre 1960 a 1980, e as mudanças no comportamento dos munícipes a partir de 2014 com os movimentos culturais na região.