Final Fantasy VIII: O outro lado da moeda

Depois de desligar o videogame

Por Rafael "Cila" de Araújo Aguiar

Video E Eletrônicos, Semiótica E Teoria, Rpg E Fantasia, Games E Rpg, Ficção e Romance, Crítica Literária

Esta página foi vista 153 vezes desde 21/12/2023
Coloração

Final Fantasy VIII, falando estritamente de sua gameplay, ou é entendido de imediato e se torna um broken game, como dizem os hardcore gamers que sabem aproveitar mecanismos que tornam seus PCs (playable characters) superpoderosos num piscar de olhos; ou se torna um enigma que o RPGista ou novato com mais boa vontade demora horas para “sacar”, e que o RPGista ou novato sem tanta boa vontade imediatamente deixa de lado, sem volta. Não parece haver brecha para sendas intermediárias... Se ser original ganha pontos, ser original sem pensar nas (inúmeras) consequências pode contar uma outra história... História: palavra que garante a espessura dessa resenha! *** Há quem diga que a plot de um jogo só serve para o jogo, durante o jogo, mesmo na comunidade mais story-driven da indústria dos games, a dos RPGistas. Eu tendo a estar no time oposto, e essa análise é dedicada àqueles que, como eu, adoram discutir teorias e conexões, fora do Jogo de Interpretação de Papéis ou Role Playing Game, porque tanto quanto eu odeio (nós odiamos) o junction system eu adoro (nós adoramos) o storytelling de Final Fantasy VIII – e a estória de FF8 é sua saving grace! *** FF8 é na essência uma luta anti-imperialista, e uma alegoria para os Estados Unidos da América: a era das feiticeiras (Hitler) chegou ao fim e estabeleceu-se a pax americana, mas ela não é tão cheirosa e pudica como demonstrava debaixo do véu da noiva. A nação que se sagrou vitoriosa naquele conflito contra o sobrenatural aterroriza todos os vizinhos, tratando-os como colônias, de forma tão “diplomática” quando a Israel de Natanyahu. *** Discutem-se ainda teorias famosas que perduram na atualidade: É Rinoa Ultimecia? Qual a origem do nome Ultimecia? A magia de compressão do espaço-tempo obteve êxito? Qual a conexão real entre a introdução e o epílogo do jogo em full motion video? *** Destaca-se a similaridade do roteiro com a de um filme de 1980, Somewhere in Time, dentre outras obras de fantasia e romance.

Edição 1 (2023)
Acabamento Espiral c/ acetato
Tipo de papel Polen

Rafael "Cila" de Araújo Aguiar

Rafael de Araújo Aguiar é sociólogo e antropólogo graduado - licenciatura, porém passou pouco tempo em regência na sala de aula, preferindo seguir outras trajetórias. Atualmente é servidor público federal na área de Educação. Considera-se um poeta e filósofo por vocação, mas o faz por prazer, não obtém lucro dessas atividades.

Iniciou neste Clube de Autores sua carreira de escritor em 2014, embora já divulgasse seus escritos no formato blog desde a primeira década dos 2000. Celebrará, portanto, dez anos em breve, com média de mais de uma publicação anual.

Suas principais áreas de interesse: Filosofia continental (ainda especializando-se), Religião e mitologia, Psicologia e Psiquiatria Dinâmica (um dos temas mais estudados em anos recentes), Literatura, Linguística e Teoria da Tradução em geral.

Fluente em inglês, espanhol e francês. Lê em alemão e latim. Interesse em aprender italiano e japonês a médio prazo.

* * *

Além de artigos sobre epistemologia e filosofia, em maior proeminência, o autor tem contos e outros materiais de ficção, mas prefere os formatos poesia, prosa poética e ensaio.

Há um longo tempo (desde a adolescência) ele elabora resenhas de jogos de videogame, seja traduções ou de própria autoria (adora games, sobretudo os old school). São mais de 20 anos publicando esses reviews, que já somam mais de mil peças. Entre os livros publicados, há 5 destas resenhas (Eternos Campeões 1&2, League of Legends, Castlevania:SOTN e Final Fantasy VIII, todos jogos dos anos 90, com a exceção do MOBA LoL). Outra área de interesse é a música pesada, na qual pretende exercer pesquisas no futuro.

LAST.FM (perfil de música): last.fm/user/wormsaiboty

instagram (divulga as resenhas do rafazardly): instagram.com/cilaoucaribde

facebook: facebook.com/rafael.aguiar2

threads: threads.net/cilaoucaribde