Mercado como palco da luta de classe

Das lutas e das labutas

Por Delso Oliveira Andrade

Política Econômica, Desenvolvimento, Ciência Política, Comércio, Economia, Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 709 vezes desde 10/10/2023

Falar de mercado como palco da luta de classe coloca a disputa pela estrutura de governo e de Estado em segundo plano. Afinal, governo é mero gestor do aparelho de Estado e ambos estarão sempre controlados pelo poder real. Não existe Estado pequeno, não existe governo autônomo.

Mercado é uma (macro) estrutura que estará presente em qualquer forma de governo.

A concentração de renda, a apropriação do resultado social do trabalho, hoje em dia, se dá muito mais nos sistemas de intermediação e de distribuição do que no de produção. Isso nos faz pensar sobre o conceito da mais valia oriunda da detenção dos meios de produção como determinante da acumulação do capital.

É possível e necessário o domínio da estrutura de mercado como saída concreta na disputa pela hegemonia, mas para isso é necessário que a economia de base familiar popular e solidária conheça de fato essa estrutura e como ela funciona. Esta é a proposta deste livro.

Edição 1 (2023)

Delso Oliveira Andrade

Delso Oliveira Andrade, militante nordestinado, ousou imergir no mundo num exercício de Práxis revolucionária como intelectual orgânico em um processo constante de aprender, apreender e sistematizar experiências, formulando a partir dessa vivência obstinada e da crença de que a sociedade é um projeto humano.

Sonhador, consegue descrever seus sonhos e os diz realizáveis. Acredita na utopia possível e luta por isso. Caminhante remanescente de Canudos, trouxe o gosto e a fé na perspectiva de que a terra árida pode ter morros de cuscuz e riachos de leite.

Pensador, busca uma definição ideológica que dialeticamente indique foco da ação sobre seus aspetos e suas bases a partir de pressupostos de justiça social com inclusão econômica, equidade e respeito à vida em todas as suas formas.