O Caos é dentro da gente

e outras dramaturgias

Por Ondovato

Teatro, Mistério E Detetive, Comédia, Literatura Nacional, Ficção, Artes Cênicas

Esta página foi vista 735 vezes desde 16/12/2022

Os três textos – pensados para o Teatro – foram escritos no calor da hora, entre outubro e dezembro de 2018, logo após a eleição do Inominável. Muito diferentes entre si, estão ligados intrinsecamente pelo fio indelével do senso político, pela necessidade de não calar-se, e pelo concreto desejo de Liberdade.

"O Caos é dentro da gente" é uma tragédia urbana ambientada em território sombrio, quando os direitos individuais são banidos em nome do padrão imposto pelos homens de moral impoluta, os paladinos dos bons costumes. Confinada em um cubículo, uma mulher trans - e sua mãe - luta pela sobrevivência em uma realidade inóspita à sua própria existência.

"Freedom" é um musical noir que se passa na efervescência dos Estados Unidos do pós-guerra em meados do século passado. Mas não se deixe enganar, trata-se de uma fábula profundamente fincada em chão brasileiro. Freedom é uma cantora da noite e vive um romance abusivo com um incorporador imobiliário inclinado a vencer na política a qualquer preço, Mr. Goodman. Ao feitio dos grandes clássicos do gênero, um detetive surge para salvá-la, mas seu passado obscuro lembra que as grandes transformações precisam nascer dentro de cada um.

Já "Ah Peste!" é uma comédia para desanuviar o espírito, mas sem perder o foco. Em plena Europa medieval, três amigos - Périplo, Deletério e Magnânimo - decidem fugir da Peste que vem a galope. Iniciam, então, uma aventura em busca da vida e do novo, e encontram pelo caminho algumas personagens que vão mexer com seus ideais e propósitos. Há sempre uma peste pior do que a Peste!

Notem, só para corroborar o clichê de que "a vida imita a Arte", que as três peças foram escritas antes da covid-19, mas duas delas trazem elementos - hoje! - absolutamente familiares: o confinamento e a própria pandemia.

Edição 1 (2022)

Ondovato

Sempre tive um indescritível medo da morte. Desde criança, desde que me dei por gente. Medo de morrer de repente, do nada, infarto, tiro, uma doença rara, um atropelamento, câncer, overdose. No aconchego da noite, na fatídica hora de recostar a cabeça e dormir, as piores fantasias terminavam com o meu fim. Tanatofobia, chamam, e não é tão incomum. Uma parcela considerável da população sofre com esse comichão na alma. Uns mais, outros menos. Eu, mais.

O advento da paternidade me trouxe um medo ainda pior: o de que a morte fosse de um de meus filhos. Quem já viveu essa experiência sabe como é rolar na cama com essa vela a derreter na mente. Talvez tenha sido o motivo por ter procurado tanto a vida, covardemente, sem os riscos, sem ousadias, mas também sem o comodismo e a retidão, posicionando-me na escala social numa zona propensa ao limbo, mas onde os filhos crescem seguros e sadios. Entendi meu pai. Perdi-me, desviei-me, caí, tantas vezes retornei ao caminho, até o momento em que o limbo impôs-se e eu me vi em turva encruzilhada.

Ondovato nasceu quando venci a morte. Ou o contrário.

Autor de:

“Eu adoro MPB”, contos.

“O Inominável”, romance.

“Como arruinar a sua vida em 12 ou 13 lições”, romance.

“O caos é dentro da gente”, dramaturgias.

“O maior Círio de todos os tempos”, romance.

“Todas as mortes de Chico Navalha – a autobiografia de um facínora”, romance premiado pela Fundação Cultural do Pará (em processo de publicação).

“A Parecerista”, romance (em processo de revisão).

Publicações relacionadas