O confronto em Eldorado dos Carajás

trágica consequência do processo histórico da concentração de terras no Brasil

Por Ademar da Silva Campos

Etinologia, Não Ficção, Literatura Nacional, Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 131 vezes desde 02/02/2024

Através da abordagem do fatídico 17 de abril de 1996, em que 19 trabalhadores rurais sem-terra foram chacinados por militares, no Km 100 da PA­150, na curva do “S”, em Eldorado dos Carajás, no Estado do Pará, já bem próximo ao ocaso do século XX, me impulsionou, expor à sociedade o descontentamento e a incerteza que temos no que tange à culpabilidade dos reais mandantes dessa barbárie e o descaso das autoridades em relação ao acontecido. Este paradidático também procura abordar tópicos fundamentais sobre questões fundiárias: como a luta pela posse da terra no Brasil; a ausência de uma justa reforma agrária no país; a grilagem de terras (“o câncer do campo”); o trabalho escravo no campo etc., temas polêmicos relacionados à grande e vergonhosa concentração de terras existentes em nossa nação. É lamentável saber que enquanto os governantes não adotarem políticas sérias em favor dos milhares de sem-terra empobrecidos de nosso país, os mesmos serão sempre caracterizados pela exclusão e marginalização. O descaso das autoridades, resultado desse estereótipo, corrobora ainda mais para a impunidade. É indubitavelmente importante, também, ressaltarmos que dificilmente teremos uma política agrária idônea, em virtude de nosso país ter também adotado esse modelo econômico explorador: o neoliberalismo que, obviamente, em sua feitura, sempre beneficiará – enquanto existir – uma parcela mínima de privilegiados em detrimento de uma maioria, não só no que diz respeito ao trabalho, mas à própria vida. Este livro não poderia abordar todos os aspectos da problemática fundiária. Contudo, sem dúvida, despertará a curiosidade do leitor para essas questões e o interesse pelos problemas gerados no país em decorrência dessa injusta estrutura agrária brasileira, causadora de tantos conflitos e mortes.

Edição 3 (2024)
Acabamento Brochura s/ orelha
Tipo de papel Polen

Ademar da Silva Campos

Sou professor de Geografia e Geógrafo. Possuo mais de 30 anos de docência, sendo 6 anos no ensino superior. Natural de Belém, capital do estado do Pará.

Tendo experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia e com Especialização em Metodologia do Ensino Superior e História da Amazônia possuindo livros didáticos publicados e para-didáticos nesta área. Participou da mesa elaboradora de processos seletivos em algumas faculdades privadas no Pará e Amapá, tais como: FIBRA, UVA, FAZ e IMMES. Foi membro do Conselho Deliberativo do Clube do Remo na gestão do então presindente Dr. Ubirajara Salgado no período 2002-2006. Foi coordenador do processo seletivo da Universidade Vale do Acaraú em diversos municípios dos Estados do Pará e Amapá, a saber: Portel(2002), Breves(2003), Rodon do Pará(2004), Abaetetuba(2005), Redenção(2005) e Melgaço(2007) no Pará; Calçoene, Tartarugalzinho, Santana, Macapá, Mazagão e Laranjal do Jari (no Amapá) todos em 2006. Atuou na Universidade Vale do Acaraú(UVA) - Pa de Agosto de 2006 a Julho de 2011. Atua como professor no Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) no Estado do Pará, URE 11, nas disciplinas de Geografia e Estudos Amazônicos. É docente desde 1983 na Secretaria de Estado de Educação (SEDUC-PA).

Nome do link: Conjunto Ipaupixuna