O debate

Por Fábio Gai Pereira

Literatura Infanto Juvenil, Jovens e Adolescentes, Didáticos

Esta página foi vista 47 vezes desde 20/04/2024

O livro "O debate" procura dialogar com um público adolescente. A obra foi finalista do Prêmio AGES (Associação Gaúcha de Escritores), em 2018, na categoria “melhor livro juvenil”. A narrativa trata de uma polêmica que surgiu na Escola Passos de Luz. Um grupo de alunos resolveu discutir se não seria mais justo que a seleção de futebol da escola em vez de ser montada pelos professores de educação física fosse escolhida por votação, em urnas espalhadas pela escola, afinal, a seleção representa toda a instituição.

Ainda que não cite filósofos, o enredo retoma um debate entre Platão e Aristóteles. Platão, no livro "Protágoras" (319b), critica a democracia, regime de governo que viabilizou as condições para que uma assembleia votasse a favor da morte de seu mestre Sócrates. Platão formula o que hoje consagrou-se chamar de o argumento da analogia das profissões; em linhas gerais é algo como: se confiamos a um médico cuidar da saúde e a um timoneiro guiar um barco, por razões técnicas, então, por que confiar o governo a alguém não por razões técnicas, mas por que a maioria votou? Médicos e timoneiros não são escolhidos assim. Ainda que o livro não cite Platão e Aristóteles, a ideia é trazer para um contexto mais próximo dos jovens algo da motivação de um debate político mais amplo. A decisão da maioria faz parte da democracia; isso pode levar a falhas, mas não é ainda o de que melhor dispomos? Boa leitura!

Segue um trecho do livro.

“César, Diego, Eduardo e Marcos se olharam só com o cantinho dos olhos. Eles permaneceram em silêncio. Ninguém quis se comprometer. Ninguém falou nada. O professor não quis insistir, mas decidiu escrever uma pergunta no quadro e deixar que todos ficassem pensando a respeito: E se você estivesse no lugar do outro?”

Edição 3 (2024)
Tipo de papel Polen

Fábio Gai Pereira

Sou licenciado, bacharel, mestre e doutor em filosofia, tendo feito esses estudos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atuo como professor de filosofia no ensino fundamental e no ensino médio desde 2004. Os meus livros publicados pelo Clube de Autores são os seguintes: "Voando nas alturas: por um despertar filosófico"; "Eu sou feito de quê?" e "O debate". Publiquei também o livro "O espelho das diferenças", pela Editora Edelbra.