Os Paralelepípedos da Vila Mimosa

Por Alexandre Coslei

Psicológico, Lesbianismo, Clássicos, Literatura Nacional, Ficção

Esta página foi vista 692 vezes desde 19/02/2023

A Vila Mimosa é parte integrante do imaginário carioca. Trata-se de um daqueles locais mitológicos, cujo nome é citado pelas pessoas não apenas como um mero espaço geográfico encravado na cidade, mas como se fosse uma pessoa de fato, um ser vivo.

A antiga Zona do Mangue foi transferida para a Rua Sotero Reis, mas as polacas do começo do século XX jamais abandonaram o local de origem; seus fantasmas continuam debruçados nos parapeitos invisíveis das casas próximas a Presidente Vargas, sorrindo para os transeuntes que já não mais as veem.

Tudo que já existiu nesse mundo deixa rastros. As emoções vividas por nós não desaparecem: ficam impressas nas paredes, no chão e no ar, como fotografias. Basta ter olhos atentos para poder enxergar o passado que ainda nos cerca.

Coslei é um desses observadores atentos. Seus contos expõem retratos urbanos que muitas vezes passam despercebidos aos nossos olhos. O sexo, a morte e o amor (e claro, uma dose de humor) estão impregnados em cada página desse livro por um motivo muito simples: esses são temas sobre os quais vale a pena escrever.

Edição 2 (2023)
Tipo de papel Polen

Alexandre Coslei

Alexandre Coslei é jornalista, editor na Editora Sumário, professor e escritor. Autor de três livros (Os Paralelepípedos da Vila Mimosa, Subversões e Amor de Cinema), Coslei tem preferência por passear pela escrita de contos e crônicas, nesses gêneros ele exercita um profundo domínio.

No livro Subversões, o autor define o conteúdo como experimental, pois nele reuniu propostas diferentes e por muitos consideradas heterogêneas, são contos, crônicas e artigos, todos que alcançaram boa repercussão quando publicados em veículos da Internet. Coslei decidiu reunir todos em um volume único para preservar a memória do seu trabalho.

O livro Amor de Cinema recebeu ótimos comentários de críticos de peso, tanto da área da literatura como de áreas afins. Também surpreendeu pelo interesse e pelo grande números de leitores que o adquiriram. Trata-se de um refinado livro de contos que certamente terá lugar garantido entre os clássicos da literatura brasileira.

Sobre o seu primeiro trabalho, "Os Paralelepípedos da Vila Mimosa", Coslei afirma que foi um exercício, sua primeira tentativa de compor um livro e que agora sai em nova edição revisada e publicada pelo Clube de Autores.

Coslei é um grande autor. Como disse um renomado crítico, é um escritor que trafega nas franjas do mercado editorial, preserva a sua independência e não teme explorar por muitos ângulos os caminhos das palavras.

Sumário: coslei.com.br

Publicações relacionadas