PAULO JACOB

O autor

Por Jamescley Almeida de Souza

Tribunais, Poetry, Gótico E Romance, Direito, Crítica Literária, Biografia e Testemunho

Esta página foi vista 367 vezes desde 25/08/2023

Este livro é sobre Paulo Jacob. Sobre Paulo Herban Maciel Jacob, o magistrado e ficcionista amazonense. Longe de ser polêmico, ele o homenageia e o resgata. Não diria que o seu formato se encaixa perfeitamente dentro de uma biografia, dado que abraça efusivamente o formato e a técnica da Fortuna Crítica e da Crítica Literária.

Por meio dele eu tentei mostrar, tanto quanto eu pude e me foi possível, as duas facetas que indelevelmente marcaram a sua vida: o jurista e o homem de letras. No primeiro estão as coisas que ele fez por amor, sim, mas sobretudo pela obrigação profissional. Já no segundo estão as coisas que lhe fizeram sorrir e florescer, amar e comunicar. Dito de outro modo, o Direito lhe serviu de prosa; a Literatura, de poesia.

Faz 12 anos ininterruptos que eu tenho pesquisado sobre a ficção jacobiana e, ao trazer para este livro o que foi separado e guardado sobre o assunto, meu intuito foi dar aos leitores e pesquisadores do escritor material para que ele e a sua ficção fossem mais bem compreendidos.

Edição 1 (2023)
Formato 16x23 (160x230)
Tipo de papel Polen

Jamescley Almeida de Souza

Doutor em Sociedade e Cultura na Amazônia e Mestre em Letras (Estudos Literários).