Religião da China

Confucionismo e Taoismo

Por Max Weber

Sociologia Da Religião, História Econômica, Religião, Economia, Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 551 vezes desde 25/06/2023

"Religião da China: Confucionismo e Taoismo", do renomado sociólogo alemão Max Weber, é uma obra de extrema importância na sociologia mundial sobre religiões e suas interações com diversos aspectos da vida, como burocracia, Estado, relações familiares e economia.

Nesta obra, agora disponível em português, Weber busca compreender as razões pelas quais o capitalismo não se desenvolveu na China e quais características sociais impediram seu surgimento nativo. Ele explora o papel do pensamento Confucionista nessa ausência de desenvolvimento e analisa as diferenças entre o Confucionismo e o Puritanismo, a fim de explicar as distintas visões de mundo dessas duas religiões.

Ao aprofundar-se nas particularidades do pensamento Confucionista e Taoista, Weber apresenta um quadro que evidencia a importância da tradição na sociedade chinesa, a influência significativa dos literatos-burocratas e a resistência a qualquer forma de inovação considerada "não-clássica".

Embora seja amplamente conhecida pela obra "A ética protestante e o espírito do capitalismo", Max Weber tinha um projeto ainda mais ambicioso para compreender as relações entre religiosidade e ideias econômicas. Ele acreditava na importância do método comparativo para compreender as características de uma sociedade, e por isso dedicou-se a estudar as interações entre religião e economia em diferentes tradições religiosas, épocas e lugares.

Nesse contexto, Max Weber mergulha em seu estudo sobre o Confucionismo e o Taoismo, explorando suas relações com a sociedade chinesa e contribuindo para uma compreensão mais abrangente dessas conexões entre pensamento religioso e ideias econômicas.

Edição 2 (2023)