Um chimarrão com o Diabo

Por Julio Ribeiro

Ficção e Romance, Literatura Nacional

Esta página foi vista 852 vezes desde 23/10/2020

Não é de hoje que o poeta, escritor e professor Julio Ribeiro mantém a intensa e diária companhia da arte literária.

Pela Editora Alcance, no longínquo 1987, organizei uma antologia de poetas brasileiros, onde o moço de hoje, que era mais moço ainda, já brilhava com seus textos.

Fulgura agora – passados 33 anos de contínua aprendizagem e intenso exercício com a palavra –, ao publicar sua arrojada novela Um chimarrão com o Diabo.

Alcança a maturidade literária, movendo as peças de um tabuleiro narrativo, prendendo o leitor em uma bem engendrada teia de situações insólitas.

A sábia lição que o livro ensina é antiga – nem por isso menos perigosa: a associação com o mal nunca acaba bem. Tudo tem um alto preço: o abuso do poder e da ganância sempre somam-se em um desfecho fatal.

Rossyr Berny, editor

Edição 1 (2020)