Uma breve história da polícia no Brasil

Militarização, Mitos e Contradições

Por Flávio Tadeu Ege

Código do livro: 120455

Ciências Humanas E Sociais, Geografia E Historia

Esta página foi vista 4101 vezes desde 24/01/2017

Nesta edição, revista, ampliada e ilustrada. Uma Breve História da Polícia no Brasil apresenta um sucinto panorama histórico do aparato de coerção pública no desde os tempos coloniais à atualidade.

Contraditoriamente ao que se espera da função policial - atividade eminentemente civil - as ações ostensivas de segurança em nosso país seguem a lógica militar de organização, em instituições muito parecidas com exércitos regionais, privilegiando a formação de combatente do agente uniformizado, com prejuízo ao contato comunitário com a sociedade. Diversas contradições relacionadas à origem social dos responsáveis pela aplicação da lei e a forte raiz oligárquica das instituições são pontuadas em todo o estudo.

Em apenas três capítulos você conhecerá as raízes da atividade policial no Brasil, desde os primeiros esforços oficiais da coroa portuguesa em se constituir forças regulares de segurança, focadas principalmente, na resolução de problemas oriundos da sociedade escravista; as reformas oligárquicas de 1831, o processo de militarização no período republicano com a missão militar francesa na Força Pública paulista, a criação das Guardas Civis, as peculiaridades dos modelos civil e militar de policiamento, o processo de municipalização e a consolidação do modelo policial criado após a ditadura de 1964, ainda em atividade.

Edição 4 (2017)

Flávio Tadeu Ege

Paulistano, Flávio Tadeu Ege, é formado em História pelas Faculdades de Guarulhos. Uma Breve História da Polícia no Brasil é a adaptação de seu trabalho de conclusão para graduação e licenciatura em História e Filosofia, originalmente intitulado, O Caráter Militar e Oligárquico do Serviço Policial no Brasil.

A pesquisa teve orientação do Professor Dr. André Figueiredo Rodrigues, autor entre outras obras de A Fortuna dos Inconfidentes (Globo Livros – 2010) e revisão do também Professor Dr. e Analista Junguiano, Jorge Miklos.

Servindo nas ruas de São Paulo há mais de uma década, opta pela vida particular retirada e dedicada aos cuidados de sua filha.