Go_to_top Bar
Seu carrinho está
vazio

Publique livros gratuitamente

Clube de Autores é a maior comunidade de autopublicação da América Latina. Inicie agora!

Uma breve história da polícia no Brasil.

Militarização, Mitos e Contradições

Ajaxloader
por
R$ 45,00
por
R$ 20,00

Sinopse

A primeira edição de Uma Breve História da Polícia no Brasil, lançada em 2012, esteve entre os livros mais vendidos de toda a atividade do site Clube de Autores, até ser retirado por dois anos para revisão desta que é a sua quarta edição, ampliada e ilustrada.

Conceituado de forma independente, o livro alcançou todos os estados do país e tem milhares de acessos no blog de divulgação. Desde então, foi citado como referência de literatura na Wikipédia, subsidiou estudos na área de segurança pública, além de pesquisas no Senado Federal e no Ministério da Justiça.

A obra apresenta um sucinto panorama histórico do aparato de coerção pública no Brasil desde os tempos coloniais até o final da ditadura militar, que contraditoriamente ao que se espera da função policial, (atividade eminentemente civil) as ações ostensivas de segurança em nosso país seguem a lógica militar de organização, em instituições muito parecidas com exércitos regionais, que privilegiam o adestramento do agente uniformizado, formando combatentes ao invés de servidores aptos ao contato direto com a comunidade. Diversas contradições relacionadas à origem social dos responsáveis pela aplicação da lei e a forte raiz oligárquica das instituições são pontuadas em todo o estudo.

Em apenas três capítulos você conhecerá as origens da atividade policial no Brasil, desde os primeiros esforços oficiais da coroa portuguesa em se constituir forças regulares de segurança, focadas principalmente, na resolução de problemas oriundos da sociedade escravista; as reformas oligárquicas de 1831, o processo de militarização no período republicano com a missão militar francesa na Força Pública paulista, a criação das Guardas Civil e as peculiaridades dos modelos civil e militar de policiamento.

Categorias: Ciências Humanas E Sociais, Geografia E Historia
Palavras-chave: civil, força, guarda, militar, polícia, pública, pública., segurança

Características

Cover_front_perspective
Número de páginas: 124

Edição: 4(2017)

Formato: A5 148x210

Coloração: Preto e branco

Acabamento: Brochura c/ orelha

Tipo de papel: Offset 75g

Reconhecimento

Sobre o autor

Mini
Flávio Tadeu Ege

Paulistano, Flávio Tadeu Ege, é formado em História pelas Faculdades de Guarulhos. Uma Breve História da Polícia no Brasil é a adaptação de seu trabalho de conclusão para graduação e licenciatura em História e Filosofia, originalmente intitulado, O Caráter Militar e Oligárquico do Serviço Policial no Brasil.

A pesquisa teve orientação do Professor Dr. André Figueiredo Rodrigues, autor entre outras obras de A Fortuna dos Inconfidentes (Globo Livros – 2010) e revisão do também Professor Dr. e Analista Junguiano, Jorge Miklos.

Servindo nas ruas de São Paulo há mais de uma década, opta pela vida particular retirada e dedicada aos cuidados de sua filha.


Comentários - 0 comentário(s)


Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


Como funciona

Passo 1

Você publica seu livro online, gratuitamente.

Passo 2

Você diz quanto quer receber de direitos autorais.

Passo 3

Nós vendemos e você recebe o dinheiro por depósito direto na sua conta.

Serviços profissionais

Conheça nossos serviços

São vários serviços para auxiliá-lo em sua obra:

Depoimentos

"No mercado atual, o Clube de Autores é o melhor investimento que um autor pode fazer, seja ele desenhista, músico ou livre pensador, basta reunir seus trabalhos, formatá-los em um livro e expô-los ao público. Pessoalmente tem sido um lugar no qual deposito os meus trabalhos e fico tranquilo, co..."

Sidhney Boreas

Formas de Pagamento (até 12x)

Segurança

Print


Clube de Autores Publicações S/A   CNPJ: 16.779.786/0001-27

Rua Otto Boehm, 48 Sala 08, América - Joinville/SC, CEP 89201-700