Psicologia Profunda

Textos de Conhecimento e Vida

Por Edvaldo Pereira Lima, ed.

Ciências Humanas E Sociais, Desenvolvimento Humano, Não Ficção

Esta página foi vista 14011 vezes desde 16/11/2012

Mais associada à ideia de tratamento terapêutico, a Psicologia tem propósito mais amplo e função de alcance diversificado, principalmente sua linha conhecida como Psicologia Analítica, também denominada Psicologia Profunda ou Junguiana. Iniciada pelo grande pioneiro Carl Gustav Jung, um dos maiores gênios da humanidade no século XX, deu partida a todo o grupo da psicologia humanista que rompeu com a rigidez mecanicista dos primeiros tempos dessa ciência, muito atrelada, então, ao experimentalismo excessivamente racionalista.

Gigante do estudo da psique e da alma humana, ousado pesquisador de fronteiras ignoradas pela mentalidade científica predominante em sua época, Jung abriu um extraordinário portal de compreensão do complexo mundo interno do ser humano. Sinalizou a aplicação de sua ciência tanto no campo clínico como em atividades tão diversas quanto a arte, a educação, a comunicação de massa e o autoconhecimento. Cunhou conceitos que, com o tempo, se tornariam populares, mesmo que nem sempre bem compreendidos. Inconsciente coletivo, arquétipo, sincronicidade, individuação, Self.

Aqui, participantes do primeiro Curso de Pós-Graduação em Psicologia Junguiana realizado em Goiânia, idealizado pela professora Lucy Penna, implementado pela Faculdade Ávila, exploram, instrumentalizados por Jung, territórios tão distintos quanto o universo dos sonhos, a questão da infertilidade humana, o uso das drogas no mundo tribal urbano dos jovens atuais, a arteterapia aplicada na melhoria de vida de idosos, o desafio da sociedade de consumo que aprisiona o desenvolvimento pleno do indivíduo, a criatividade como fator libertador e a sempre presente demanda da ampliação de consciência.

Edição 1 (2012)

Edvaldo Pereira Lima, ed.

Escritor, jornalista, professor universitário. Diretor do Curso de Pós-Graduação em Jornalismo Literário, epl. Diversos títulos publicados, entre editoras convencionais e o Clube de Autores. Docente da Universidade de São Paulo (aposentado), continua ativo em cursos livres, como profissional autônomo. Criador do método Escrita Total@ de redação espontânea.

Produtor de conteúdo de formatos narrativos longos, incluindo livros, principalmente no campo dos gêneros biográficos e de histórias empresariais.

Storycoach, editor criativo e consultor estratégico de narrativas, especialmente focadas em pessoas.

Site: www.edvaldopereiralima.com.br .

.