Sorria!

Você Está Sendo Manipulado?

Por Gil Coutinho

Não Ficção, Diversos, Literatura Nacional

Esta página foi vista 3796 vezes desde 30/11/2012

Você acreditaria se eu te dissesse que esse livro é bom? Se eu te dissesse que tudo é verdade, ou que tudo escrito aqui é mentira? Em uma era de informações de entrelinhas, de propaganda subliminar e de verdades veladas na tela e nos livros, não é estranho se questionar: será que somos mesmo manipulados?

A resposta vai muito além de apenas ler um livro para se descobrir. O “Sorria! Você está sendo Manipulado?” é mais um que um livro. É um pequeno guia para desenvolvermos nossa capacidade de análise de tudo o que, muitas vezes, é colocado garganta abaixo de todos nós quando assistimos televisão. Independente de canal, emissora, proprietário, política da empresa; é bom lembrar sempre: televisão é um “brinquedo” caro e poderoso demais para ser “consumido” sem ler a bula. O livro tenta desenvolver justamente essa capacidade do telespectador: a analítica.

Seria suspeito se considerasse tudo o que falo como verdade absoluta. Nem mesmo o que eu escrevo acredito que deva ser considerado assim. Sempre sugiro que as pessoas questionem, indaguem o que digo todos os dias no ar. E isso não é apenas uma segurança exacerbada no raciocínio do “quem não deve não teme”. É muito mais do que isso: quando tenho telespectadores questionadores, analíticos, o resultado é outro; o nível da discussão aumenta. Mas sei que a história não é assim para todos os jornalistas, para todos os departamentos de jornalismo, para todas as emissoras.

Ao longo das páginas que seguem, o leitor faz uma verdadeira viagem em uma história de suspeitas e acusações que precisam ser pelo menos conhecidas, para que tracemos um perfil do que é a televisão em nosso país. Sugiro uma leitura desprendida de pré-avaliações, ódios ou amores por emissora “A” ou emissora “B”. Deixe para sorrir no final. O ditado é certo: quem ri por último ri melhor.

Fábio Ramalho

Jornalista

Edição 1 (2012)

Gil Coutinho

Gil Coutinho cursou Comunicação Social na UNISUAM, RJ, porém muito antes disso ele já trabalhava com jornalismo, aos 12 anos editava e diagramava um jornalzinho para os adolescentes da sua comunidade cristã. Em 1995 escreveu seu primeiro livro O DIÁRIO DE UM ROCKEIRO (1995). Desde 2006 Gil Coutinho já teve passagens por diveras rádios comunitárias, foi repórter da TV Unisuam, TV Rio Samba, TV CRC, TV Rotary e CNT. Escreveu para alguns jornais de bairro e também já trabalhou como desing gráfico e produtor de eventos. Ainda na faculdade ele escreveu outra obra SORRIA! VOCÊ ESTÁ SENDO MANIPULADO? (2006). Além destas obras Gil Coutinho já está trabalhando em outros 7 livros para 2013.

Publicações relacionadas