Folhetim: um fenômeno literário

Crítica Literária, Literatura Estrangeira, Literatura Nacional

Esta página foi vista 4171 vezes desde 05/11/2013
Acabamento

Desde sempre a humanidade tem necessidade de contar histórias, que podem ser reais ou imaginárias. Nos primórdios da humanidade, os homens das cavernas pintavam suas paredes, os gregos deram vida à mitologia e o folclore de todos os lugares tem lendas fabulosas para serem narradas. Mas ironicamente, até meados do século XIX, poucos tinham acesso à nova tecnologia devido aos baixos índices de alfabetização e à dificuldade de levar livros e jornais a diferentes lugares.

Paradoxalmente, o gosto pelo mito e o imaginário encontrou um espaço fértil para se desenvolver, particularmente a partir do século XIX, e se o sucesso do mito vem da Grécia Antiga, o folhetim nasceu na França, numa época em que aquela sociedade passava por mudanças radicais. Várias inovações tecnológicas situadas no período instantaneamente anterior ao surgimento dos romances de folhetins;

Este tipo de narrativa remonta à tradição literária do século XIX, período em que a oposição entre a cultura da elite (das classes abastadas) e cultura popular (basicamente de origem camponesa) é quebrada pela produção dos folhetins , ou feuilleton - narrativa adaptada ao gosto médio do público leitor. A atividade literária não só passa a ser um negócio, como também evoluirá numa ‘indústria’ para todos os ocupados na sua produção. A relação da literatura com a imprensa diária tem um efeito revolucionário e passa a influenciar praticamente os escritores da época e conseqüentemente toda a produção literária; atravessará os mares e fomentará um novo público leitor, que não esconderá seu entusiasmo pelo desenvolvimento das histórias, seduzidos pela sucessão de acontecimentos trepidantes, pelas emoções desenfreadas, pela linguagem acessível e pela ausência de qualquer abstração intelectual.

Edição 1 (2013)
Acabamento Brochura

M.P.Haickel

M.P.Haickel é Professor de Literatura Brasileira, Língua Espanhola, voluntário no projeto O Livro na Rua e colabora na Revista Eletrônica Nós Fora dos Eixos.