Concepções de Jovens Estudantes

Pesquisa qualitativa no Colégio de Aplicação de Londrina

Por Márcia Elisa Teté Ramos (org.)

Didáticos, Educação, Geografia E Historia

Esta página foi vista 4773 vezes desde 06/05/2014

O livro refere-se à articulação entre pesquisa e ensino considerando o aprendizado histórico. Um instrumento de pesquisa em forma de questionário, coletou dados em 2013, sobre as ideias que os alunos de Ensino Médio, período noturno, do Colégio de Aplicação de Londrina. Com isso, foi possível se aproximar do universo sociocultural do aluno de Ensino Médio, e destacou-se o que este pensa sobre a História e seu ensino. A pesquisa foi realizada por graduandos do quarto ano matutino do curso de História da Universidade Estadual de Londrina. A pesquisa serviu ao propósito posterior de organizar/planejar o estágio-regência. Considerou-se que para empreender o ensino e aprendizado histórico, seria necessário entender o sujeito, este jovem estudante, muitas vezes visto de forma pejorativa e descontextualizada.

Edição 1 (2014)

Márcia Elisa Teté Ramos (org.)

Márcia Elisa Teté Ramos é docente do curso de graduação da Universidade Estadual de Maringá, do Mestrado Profissional em Ensino de História (UEM) e do Mestrado em História Social da Universidade Estadual de Londrina. Tem pós-doutorado em Educação na USP sob supervisão da Profª Drª Kátia Abud.