Alma Roubada e Outros Contos

Por Deniso Possamai Dias

Ficção, Ficção e Romance, Literatura Nacional, Clássicos, Psicológico, Romance

Esta página foi vista 4871 vezes desde 18/08/2015

O Livro traz contos que nos levam a uma viagem de sensações. O conjunto de contos vão desde históricos até os dias atuais, um retrato da nossa história em paralelo com nossos dias.

Em Alma Roubada os fatos que acontecem entre os dias nove e quinze de novembro mudam radicalmente toda a estrutura social, econômica e política do único Império das Américas. E é nesse momento que uma paixão arrebatadora se desenrola. Um republicano se apaixona por uma princesa da Coroa Brasileira.

Sabendo do que esta por acontecer e os eventos a se desenhar deixa o coração ser guiado por uma monarquista, que o guia a loucura da paixão.

Leopoldo Domingues parte do sul do país para o Rio de Janeiro - participa ativamente dos acontecimentos, acobertado por seu tio Adonias, republicano convicto, que com seus pares preparam a derrocada do Imperador e toda a Coroa. Mas o que Leopoldo não esperava era a paixão enlouquecedora que sentiria por Augusta, a prima mais nova da Princesa Isabel. Uma paixão levada a sérias consequências, tanto para o movimento republicano, quanto pelas tradições monárquicas do não envolvimento com a plebe.

A obra mostra os bastidores da semana mais intensa do final do século XIX, que delineou todo o Brasil de hoje. As intrigas, fofocas, traições. Apresenta ao leitor a sociedade da época, seus costumes e tradições, a maneira de agir tanto em sociedade quanto com a família. As relações diversas entre a falida classe agrícola, a Igreja Católica (predominante e poderosa na época) e a influência desta para a manutenção da tradição e dos costumes. Retrata as conspirações tanto republicanas, quanto do desespero da família real na despedida da Corte.

Mostra também em paralelo à luta feminista na época, personalizada na figura de Chiquinha Gonzaga, suas composições e o enfrentamento ao desprezo e as maledicências a seu respeito pelas ruas da Corte.

Um texto leve, com uma linguagem fácil, de uma história de amor no final do século XIX, uma oportunidade para conhecer os bastidores de nossa história, os personagens da época, como pensava e agia a sociedade, seus costumes e comportamentos. Sobretudo, as incertezas que pairam sobre todos, na época em que o país estava praticamente sem um governo oficial.

Uma leitura que além de gerar prazer, traz também conhecimento de nossa própria história.

Os demais contos nos mostram a sociedade e o mundo em que vivemos ainda hoje, e a sua necessidade de mudanças.

O livro te fara ver Romance, Amor, intriga, desilusões, e muitas surpresas. Uma leitura para diversão, conhecimento e aprendizado.

ISBN 978-85-919737-0-5
Edição 1 (2015)

Deniso Possamai Dias

Deniso Possamai Dias - Natural de Barros Cassal (RS) vive atualmente em Santo Antônio da Patrulha (RS). É jornalista desde 2000, formado pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Deniso Dias: twitter.com/deniso_dias

Contos de Deniso Dias: contosdedenisodias.blogspot.com.br