Go_to_top Bar
Seu carrinho está
vazio

Publique livros gratuitamente

Clube de Autores é a maior comunidade de autopublicação da América Latina. Inicie agora!

ISO 5807

Metodologia para Representação Gráfica de Projetos de Desenvolvimento de Programação de Computadores

Ajaxloader
por
R$ 68,35

Sinopse

O uso da norma internacional ISO 5807-1985 (E) é normal-mente mau empregada nas escolas brasileiras. Parte desta falha talvez decorra do desconhecimento adequado do que realmente trata esta norma e de como fazer seu uso no ambiente de desenvolvimento de software. Foi a partir desta percepção que veio a luz este trabalho que visa descrever detalhes da norma no nível da programação de computadores e demonstrar suas possibilidades de uso.

Ocorre certa confusão na nomenclatura do desenho da linha de raciocínio lógico para representar o mapeamento do que um programa de computador deverá realizar no nível da atividade de escrita de código de programa para a efetiva programação de computadores. Muitos profissionais chamam este mapeamento de fluxograma, quando deveriam chamá-lo de diagrama de blocos. A diferença principal entre fluxograma e diagrama de blocos está no fato de que um fluxograma não possui início e fim por meio do símbolo terminator. Outra diferença é que um fluxograma é usado no nível da análise de sistemas (no nível do projeto do sistema), enquanto o diagrama de blocos é usado no nível da documentação do código do programa, da lógica de programação usada pelo programador e não pelo analista.

Há ainda uma questão relacionada a uma visão preconceituosa de que o uso de diagramas servem apenas como ferramenta didática ou pedagógica que as escolas de computação lançam mão para “ensinar” lógica de programação aos seus alunos e que na prática profissional isto não se aplica. Será que se isso fosse realmente verdade uma organização internacional como é o caso da ISO teria publicado tal norma?

É importante ao profissional de ensino técnico e tecnológico da área de Tecnologia da Informação, como educa-dor, estar “antenado” a essas questões e orientar seus educandos de forma a formar um contingente de profissionais que venham a possuir a devida competência no uso da normal ISO 5807-1985 (E), pois a documentação de um sistema de computador em nível gráfico assemelha-se a mesma atividade praticada por engenheiros e arquitetos ao lançarem mão no uso de plantas e diagramas. É preciso formar uma linha mais fortificada de profissionais que usem as ferramentas da engenharia de software na produção de programas de computador com maior qualidade.

Categorias: Ciências Exatas, Informática, Ciência Da Computação, Lógica, Processamento De Dados
Palavras-chave: lógica, programação

Características

Cover_front_perspective
Número de páginas: 82

Edição: 1(2012)

ISBN: 978-85-913115-2-1

Formato: Pocket 105x148

Coloração: Preto e branco

Acabamento: Brochura s/ orelha

Tipo de papel: Offset 75g

Reconhecimento

Sobre o autor

Mini
José Augusto N. G. Manzano

Nascido na capital Paulista, em 26 de abril de 1965, é professor e mestre, possui formação em Análise de Sistemas, Ciências Econômicas e Licenciatura em Matemática. Cursa atualmente Licenciatura em Computação.

Atua na área de Tecnologia da Informação (ensino, desenvolvimento de software e treinamento) desde 1986. Participou do desenvolvimento de aplicações computacionais para áreas de telecomunicações e comércio. Na carreira docente iniciou sua atividade em cursos livres, trabalhando posteriormente em empresas de treinamento e atuando nos ensinos técnico e superior.

Atualmente é professor efetivo com dedicação exclusiva junto ao IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, antiga Escola Técnica Federal).

Possui em seu currículo mais de uma centena de livros editados e mais de vinte artigos publicados no Brasil e no exterior em revistas especializadas.


Mais publicações desse autor

Comentários - 0 comentário(s)


Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


Como funciona

Passo 1

Você publica seu livro online, gratuitamente.

Passo 2

Você diz quanto quer receber de direitos autorais.

Passo 3

Nós vendemos e você recebe o dinheiro por depósito direto na sua conta.

Serviços profissionais

Conheça nossos serviços

São vários serviços para auxiliá-lo em sua obra:

Depoimentos

"Dou hoje meu testemunho para o site Clube de Autores por sua competência, solidariedade, capacidade criativa, e auxílio constantte a autores desconhecidos que, por essa generosidade e senso do que significa um espaço literário, estão plenamente engajados nesse projeto. Meus agradecimentos."

Regina Helena Sárapo

Formas de Pagamento (até 12x)

Segurança

Print


Clube de Autores Publicações S/A   CNPJ: 16.779.786/0001-27

Rua Otto Boehm, 48 Sala 08, América - Joinville/SC, CEP 89201-700