Joseph Davidowicz e a Diáspora

Código do livro: 199401

Biografia, Biografia e Testemunho, Não Ficção

Esta página foi vista 6897 vezes desde 05/12/2015

Quando Joseph Davidowicz nasceu, nuvens pesadas começavam a se formar nos céus da Europa. Nos anos seguintes, enquanto crescia, espalhavam-se por todo o continente. Faziam desabar uma terrível tempestade de destruição primeiro sobre sua terra, a Polônia, e sobre seu povo, o povo judeu. Depois, rapidamente atingiram quase todos e tudo no Velho Mundo. Logo estaria deflagrada a II Guerra Mundial. Logo a maior parte da humanidade estaria atrelada, de um jeito ou de outro, à impiedosa roda do destino do maior conflito bélico já visto neste planeta.

Sua caminhada de vida na infância e juventude foi uma constante luta contra o perigo e a morte que espreitavam a cada canto. Envolvendo seus passos, acontecimentos dramáticos da nossa era. A perseguição e o extermínio. A Diáspora judaica e o Holocausto. Os guetos e o levante.

Quando a poeira mortal da Guerra se assentou, veio o drama do exílio forçado. Da procura dolorosa de um lugar para chamar de seu. O chamariz do Eldorado americano, o oásis momentâneo da Suécia. Por um instante, também, o sonho de um lar na nova pátria para todos os judeus. Israel.

Quando tudo se desfez, uma mudança inesperada de rumo. Um outro horizonte. Outros desafios. Outra terra. Distante. Outro mundo. Brasil. São Paulo. Bom Retiro. O comércio de confecções. O negócio da moda. Muitas histórias. Múltiplos planos de tempos e lugares. Uma vida. Joseph Davidowicz. Um único propósito. Viver.

ISBN 978-85-909522-9-9
Edição 1 (2015)

Edvaldo Pereira Lima

Escritor, jornalista, professor universitário. Diretor do Curso de Pós-Graduação em Jornalismo Literário, epl. Diversos títulos publicados, entre editoras convencionais e o Clube de Autores. Docente da Universidade de São Paulo (aposentado), continua ativo em cursos livres, como profissional autônomo. Criador do método Escrita Total@ de redação espontânea.

Produtor de conteúdo de formatos narrativos longos, incluindo livros, principalmente no campo dos gêneros biográficos e de histórias empresariais.

Storycoach, editor criativo e consultor estratégico de narrativas, especialmente focadas em pessoas.

Site: www.edvaldopereiralima.com.br .

.