Mambucaba, uma história!

Código do livro: 201349

Geografia E Historia, Referência, América Latina, Historiografia

Esta página foi vista 3376 vezes desde 11/01/2016

Em dezembro de 1969, a Vila Histórica de Mambucaba teve o seu conjunto arquitetônico e paisagístico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN); entretanto, poucas pesquisas foram feitas para que a história de Mambucaba tornasse conhecida. Ao pesquisar sobre os caminhos antigos da região de Angra e Paraty, Cimar Pinheiro deu-se conta da importância de Mambucaba para o desenvolvimento da região e da província fluminense. No livro “Mambucaba, uma história!” o autor consegue reescrever parte da história de Mambucaba, com ênfase no século XIX, época em que a vila viveu o seu apogeu econômico com as atividades comerciais girando em torno do café, dialogando com dados estatísticos, documentos antigos, mapas e fotos que contribuem para dar sustentabilidade aos seus argumentos em ralação à história social e política do lugar.

Mambucaba, uma história! é o relato da vida simples em uma pequena freguesia, encravada entre a montanha e o mar, leitura obrigatória para leigos e pesquisadores ávidos em desvendar hábitos e costumes da época, e a trajetória dos moradores que ajudaram a perpetuar a história angrense.

Edição 1 (2016)
Formato Quadrado (200x200)
Acabamento Brochura s/ orelha

Cimar Pinheiro

historiador, fotógrafo, poeta e andarilho. Nasceu em Espera Feliz (MG), em 20 de julho de 1954, foi criado em Angra dos Reis (RJ) e atualmente reside em Dores do Rio Preto (ES); é formado em História com Especialização em História Social e História Cultural Afro-brasileira.

É Acadêmico do Ateneu Angrense de Letras e Artes e da Academia das Artes, Cultura e Letras de Marataízes, Membro da Sociedade Brasileira de Poetas Aldravianistas e sócio da Confederação Brasileira de Fotografia. Participa de vários movimentos culturais fazendo oficinas e palestras sobre história, fotografia e educação patrimonial.

Nome do link: www.fcmpe.com.br