Por Trás do Tapete Mágico

Por Edvaldo Pereira Lima

Geografia E Historia, Literatura Nacional

Esta página foi vista 7248 vezes desde 10/08/2016

O sonho arquetípico de voar está presente na alma da humanidade desde sempre. O lendário tapete voador das Mil e Uma Noites traduz esse anseio na liberdade poética da arte.

Estamos nos aproximando de 100 anos – um simples piscar de olhos no tempo – apenas em que a civilização humana começou a traduzir essa força simbólica em algo prático, grandioso, fenomenal, acessível cada vez mais a bilhões de seres, encurtando distâncias, aproximando povos, dinamizando as trocas culturais e comerciais. Em 1919, decolava a indústria do transporte aéreo para se tornar a magnífica atividade que é hoje.

Big business, sim, dos mais fundamentais. Complexo. Envolve política, economia, alta tecnologia, ciência, arte, cultura, grandes riscos financeiros. Desafios, aventuras. E gente. Gente que sonha, carregando no âmago do ser, escondida talvez por detrás da praticidade dos negócios altamente competitivos que marcam a aviação comercial, e por detrás do trabalho preciso, rigoroso, a rebeldia resistente da paixão. Pilotos, executivos, comissários, atendentes de aeroportos e reserva, engenheiros, mecânicos, homens e mulheres, muitos desse mundo são movidos pela emoção ardente que o ato de voar evoca. Nesta antologia de reportagens – muitas em estilo vibrante do jornalismo literário -, um voo direto ao coração deste reino e aos seus muitos voadores de vários tipos que o fizeram acontecer, no Brasil e no exterior, na época dramática em que a aviação comercial mudou para sempre, entre os anos 1980 e 2000.

De figuras lendárias – Omar Fontana, Rolim Adolfo Amaro – a anônimos, de mergulhos intensos nos bastidores – o centro de controle de tráfego aéreo Cindacta, os meandros do aeroporto de Congonhas, a base da Lufthansa em Frankfurt, um voo de 747 na cabine de comando – a pioneiros – o último remanescente da época de Saint Exupéry, a primeira mulher no cockpit de um Boeing no Brasil, o primeiro brasileiro comandando jato num Oriente Médio conturbado -, de entrevistas memoráveis a uma noite inteira na operação aérea dos Correios em Viracopos, da criação e lançamento do avião que elevou a Embraer a um patamar de ponta na indústria aeronáutica mundial até uma epopeia aérea de Bandeirante pela Amazônia, um grande resgate histórico de retratos no tempo que ajudam a entender o que foi a aviação recente e a alma que vibra em seus personagens agora e sempre.

ISBN 978-85-921304-1-1
Edição 1 (2016)

Edvaldo Pereira Lima

Escritor, jornalista, professor universitário. Diretor do Curso de Pós-Graduação em Jornalismo Literário, epl. Diversos títulos publicados, entre editoras convencionais e o Clube de Autores. Docente da Universidade de São Paulo (aposentado), continua ativo em cursos livres, como profissional autônomo. Criador do método Escrita Total@ de redação espontânea.

Produtor de conteúdo de formatos narrativos longos, incluindo livros, principalmente no campo dos gêneros biográficos e de histórias empresariais.

Storycoach, editor criativo e consultor estratégico de narrativas, especialmente focadas em pessoas.

Site: www.edvaldopereiralima.com.br .

.