Breve História de Dias D'Ávila

Por Fernando Gimeno

Geografia E Historia, Não Ficção, Historiografia

Esta página foi vista 3949 vezes desde 24/03/2017

O original desta obra foi publicado com o Título “Dias d’Ávila, de 1549 a 2017.

Ah, o tempo, esse implacável senhor de nossas vidas!... Verifiquei que era preciso atualizar a edição anterior, visto que, vários fatos novos vinham acontecendo e modificando o segmento atual do município, principalmente no capítulo “sugestões”. O passado, contudo, permanece sem alterações relevantes, a não ser a inclusão de um ou outro comentário adicional quando se fizer indispensável, já que os fatos estão alicerçados em episódios históricos, mas o instante presente, esse sim precisa ser revisado, visto que no decorrer dos dias o que era futuro vai se tornando passado, deixando, contudo, um hiato daquilo que aconteceu durante esse intervalo... e, de tempos em tempos, torna-se imprescindível remodelar tal conteúdo, escrevendo alguns adendos e adaptando-os aos parâmetros do momento.

Como as segundas edições são, “via de regra”, revistas e aumentadas nossa pequena brochura também passará por um crivo mais exigente e explicativo, porém mantendo o objetivo principal, que é registrar para as gerações futuras, fatos de nossa história que resguardem a memória de Dias d’Ávila.

Espero que esse pequeno trabalho possa servir a quem deseje se aprofundar em nossa interessante história, principalmente a juventude, já que eu, por ter participado dos eventos da cidade desde 1971, ano em que aportei em Dias d’Ávila na juventude de meus 24 anos, cidade que me acolheu como cidadão e da qual muito me orgulho por ser um de seus filhos, se não pelo nascimento, por uma escolha própria, o que torna o amor muito mais forte. Para minha sorte fui adotado por Dias d’Ávila e aqui resido e, aqui, criei meus filhos e, por justaposição, ajudo a criar meus netos.

Edição 1 (2017)

Fernando Gimeno

Escritor: Autor dos livros “Arcanos da Eternidade”, Publicado pela Chiado Editora de Portugal,“Trilhas Convergentes”, “O Casarão de Samambaias”, Os Doze Degraus do Templo Sagrado, Páginas Soltas de um Caderno velho, Breve História de Dias D'Ávila, Uma Viagem à Procura da Luz, A alma no reflexo da vida. coligidos e publicados pelo Clube de Autores – São Paulo. Ensaios poéticos com a brochura “Poesias Diversas” e vários artigos, contos, crônicas e outros gêneros literários publicados

no site www.fergicavalca.com.br

Participação em duas antologias editadas pela Literarte, três pela Elos Escritores, uma Internacional pela Chiado Editora, menção honrosa por participação pela Academias de Letras e Artes Buziana de Armação de Búzios, membro da ACLAV – Academia de Ciencias, Letras e Artes de Vitória – ES, indicação para o prêmio de destaque poético da ALAF – Academia de Letras e Artes de Fortaleza, Ceará, indicação para participar da Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture Fondée le 25 Octobre 1995, Siège social : 40, Av. de Saint Mandé – 75012 – Paris/ France, membro e diretor de Comunicação da AMALBA — Academia Maçônica de Letras da Bahia, membro da Academia Maçônica Fluminense de Letras, Membro da Casa do Escritor Baiano, Moção de aplausos conferida pela ACLAV, Vitória, Premio de melhor livro de psicologia e autoajuda de 2014 para Trilhas Convergentes, conferido pela LITERARTE, Associação Internacvional de Escritores e Artistas, maçom e rosacruz, convidado pela Prefeitura Municipal de São João Batista do Glória – MG para uma noite de autógrafos do livro Trilhas Convergentes naquela cidade.

Fergi Cavalca Escritor: www.fergicavalca.com.br

Ain Soph: www.ainsophboletim.blogspot.com