Dispersivos cronicontos e reflexões soltas

Por Claudionor Aparecido Ritondale

Ciências Humanas E Sociais, Filosofia, Literatura Nacional, Estética, Ética E Filosofia Moral

Esta página foi vista 2279 vezes desde 01/07/2017

Vários tipos de textos são encontrados aqui: crônicas, contos, recriações de textos literários de outros autores, lições de português, reflexões filosóficas, adágios, frases cunhadas sobre diversos assuntos, ensaios de maior fôlego sobre vários temas, textos de linguística, crítica literária, achados históricos, artigos de política e esporte, pensamentos sobre educação, narrativa de situações de sala de aula, divagações sobre retórica, estudos sobre humor, esclarecimentos sobre ideias erradas divulgadas à farta na internet, em intranets mundo afora e em tantos falsos ensinamentos de um mundo que acha que sabe de tudo. O autor pode até tentar embarcado nessa onda, mas tomou o máximo cuidado para desfazer essa aparência. Dois ensaios muito estruturados, um sobre comunicação e outro sobre carisma dão uma dimensão também de análise sociológica ao livro, uma imensa colcha dos retalhos reflexivos soltos do autor.

Edição 1 (2017)

Claudionor Aparecido Ritondale

Escritor, músico, crítico de arte, professor de Português, Filosofia e Sociologia, tem 58 livros publicados e alguns prêmios literários. Tem 62 anos, é casado, mora em São Paulo e tem uma filha. Adora cães, tem dois da raça cocker spaniel inglês. Curte ler, escrever, acompanhar alguns esportes, aprecia vinhos e alguns pratos de culinárias típicas. Traduz vários textos porque tem conhecimento de italiano, inglês, espanhol e francês. Gosta de conversar, ver filmes e alguns programas de televisão, além de ouvir muito rádio. Odeia trânsitos e tem reservas quanto a viagens (aprecia apenas as que têm alguma perspectiva cultural envolvida). Faz revisões de textos, ministra alguns cursos de escrita criativa, dá assessoria para escritores novos e tenta fazer alguns outros "bicos". Busca ser bem-humorado e adora corresponder-se e conhecer outros mundos interiores. Poesia e prosa são ambas áreas de seu interesse e de algum domínio, exceto ainda grandes fôlegos (como o romance, algumas vezes tentado, mas ainda não alcançado). Já virou Mestre em Língua Portuguesa e concebeu uma dissertação. Gosta de compor textos não ficcionais e publica artigos e crônicas na Internet, que vê como um dos mais instigantes modos de aprender de nosso tempo complexo e fascinante. As artes sempre o empolgaram, tendo já praticado ou estudado várias delas - teatro, dança, literatura, pintura, música, arquitetura - e se aproximado de outras - muito do cinema, menos da escultura. Praticou já um pouco de histórias em quadrinhos e um pouco de criação gráfica em computador. Recebeu uma distinção, o prêmio Quality Gold 2015, da Sociedade Brasileira de Educação e Integração, representante brasileira da International Quality, pelos serviços prestados à educação.

Claudionor A. Ritondale: www.ritondale.com.br