Caminhos Zodiacais da Maçonaria

De Neófito ao Mestrado

Por Paulo Marcio Siqueira de Aguiar

Ciências Humanas E Sociais, Filosofia, Religião, Ética E Filosofia Moral, Livre Arbŕtrio & Determinismo, Maçonaria

Esta página foi vista 2008 vezes desde 03/09/2017
Coloração
Acabamento

A filosofia maçônica trabalha com diversos elementos para auxiliar no desenvolvimento do maçom. E grande parte dos ensinamentos são originários das antigas culturas ocidentais, com as suas artes liberais e lendas heroicas. Nesta união, surge o arquétipo de Hercules que junto com a Astronomia consegue apresentar a transformação do brutal guerreiro em um ser altruísta durante o seu caminho ao executar os Doze Trabalhos. Mesmo caminho que pode ser trabalhado pelo maçom durante o seu desenvolvimento.

Os Trabalhos de Hercules são simbolizados de forma sutil nas Colunas Zodiacais que sustentam a Abobada Celeste de um Templo Maçônico na qual ainda há várias discussões de qual a sua representatividade. Em cada signo é observado um trabalho que Hercules executou a pedido do rei Euristeu. Nestes trabalhos, o leitor conseguirá ver cada passo em que pode ser feito o desenvolvimento pessoal e da sociedade, observando a execução e cada agente participante.

Neste contexto, o caminho do maçom começa antes da sua Iniciação, no momento em que ele é convidado para entrar na Ordem. Assim, ao seguir o caminho das Colunas Zodiacais, o maçom saberá o que deve fazer passo-a-passo para conquistar a Verdadeira Luz.

ISBN 978-85-923660-0-1
Edição 1 (2017)