Romani Dromá

Caminhos Ciganos

Por Mikka Capella

Código do livro: 241944

Ciências Humanas E Sociais, Não Ficção, Antropologia, Costumos E Tradição, Estudos Da Etnia

Esta página foi vista 1829 vezes desde 27/09/2017

Quem são os ciganos? De onde vieram? Qual a sua história e por que guardam tantos segredos? Perguntas como estas estão no imaginário da maior parte das pessoas não-ciganas do mundo. Não saber as respostas para essas perguntas leva até a pessoa mais bem-intencionada a pensar neste povo enigmático como verdadeiros mestres do oculto, necessariamente, e, algumas vezes, indivíduos bem perniciosos para a sociedade.

São lacunas criadas por séculos de uma relação conturbada e conflituosa. De um lado, não-ciganos olham para ciganos como ameaças potenciais, uma vez que, como sabemos, o ser humano teme tudo aquilo que desconhece. De outro lado, pela mesma razão, ciganos também enxergam os não-ciganos como ameaças. Estas lacunas acabam favorecendo o surgimento de um sem-número de estereótipos e lendas difamatórias a respeito do povo rhom, os assim chamados ciganos – “ladrões”, “enganadores”, “raptores de crianças”, “aproveitadores da fé alheia”. Atualmente, as mesmas lacunas têm favorecido a difusão de informações igualmente falsas e potencialmente nocivas, mas convenientemente disfarçadas com uma aura de positividade e magia, sobretudo no Brasil.

Por tudo isso, é hora de dar-nos a conhecer. É hora de nós abrirmos a nossa própria alma e fazer o que devíamos ter feito há muito tempo – nos apresentar. Somente então acreditamos que a margem para tais enganos diminuirá. Aproxime-se, sirva-se de um chá quente e aprenda, neste pequeno volume, tudo o que você sempre quis saber sobre os rhomá, mas não tinha a quem perguntar.

ISBN 978-85-5697-323-8
Edição 1 (2017)

Mikka Capella

Mikka Capella é rhom (cigano) descendente de sinté de origem italiana e calé do nordeste do Brasil. Nasceu em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, em 1982, mas tem vivido na capital carioca a maior parte da sua vida. É artista plástico, escritor e palestrante. Desde 2008, trabalha com a promoção, defesa e divulgação da cultura romani – vulgarmente chamada cigana – em eventos acadêmicos, culturais e na Internet.