Claras Lembranças

Por Wesley Stavarengo

Ficção, Ficção e Romance, Literatura Nacional, Romance

Esta página foi vista 1073 vezes desde 29/09/2017

Rio de Janeiro, 1856. Aquela parecia uma noite comum de inverno para o jovem Gabriel Medeiros. No momento em que deixava o teatro, contudo, deparou-se com alguém que iria mudar completamente sua vida: a bela e tímida garota chamada Clara – uma mulher tão distinta e de maneiras tão singulares que logo arrebatou o coração de nosso protagonista.

O destino reúne este casal inúmeras vezes e, a princípio, o que parecia uma simples paixão acaba se tornando algo maior, um sentimento muito mais puro e nobre.

Entre o suspiro e o desejo, obstáculos aparecem e amaçam ruir penosamente esse romance. Será que o amor de Gabriel por Clara será capaz de mantê-los unidos para sempre?

Inspirado no clássico movimento literário do Romantismo brasileiro, "Claras Memórias" possui uma narrativa que remonta à sociedade fluminense do século XIX, desde os costumes até os ideais do que foi o período romântico no Brasil. Sobretudo, o livro nos revela a história de amor de um jovem casal – um rapaz que se apaixona secretamente por uma linda dama, recém-chegada ao Rio de Janeiro. Na sua luta para conquistar o coração de sua amada Clara, o jovem Gabriel irá se deparar com todo tipo de problemas que ameaçam separá-los e, entre o desespero e a esperança, fará de tudo para não perder sua amada para sempre. O leitor se sentirá encantado e ofegante com cada capítulo desta obra, que, além de tratar da questão do amor, nos traz temas do cotidiano, como a amizade verdadeira e coisas pequenas e banais que podem se transformar na mais pura e bela felicidade.

Edição 1 (2016)

Wesley Stavarengo

Nascido em Marília, São Paulo, em 18 de março de 1997, comecei a interessar-me por literatura aos 13 anos. Ainda com essa idade, escrevi meu primeiro livro com uma temática infanto-juvenil, bem diferente do estilo que eu adotaria posteriormente. Sem perder a paixão, escrevi outras obras similares à primeira. Aos dezesseis anos, compus minha primeira antologia poética - Sonhos de Romance. Foi só aos dezessete anos, no entanto, que eu viria a me afeiçoar por literatura romântica. Incorporando os elementos da poesia ultrarromântica de Álvares de Azevedo à minha poesia, lancei minha segunda antologia, intitulada Prantos e Perecimento.

Aos dezoito anos, afastei-me brevemente da poesia e, inspirando-me nos romances urbanos de José de Alencar, dediquei-me a escrever meu primeiro romance romântico - Claras Lembranças. Essa obra retrata, além de uma tumultuosa história de amor entre um mancebo da corte fluminense e uma jovem vinda da provinciana São Paulo, o ideário romântico que se havia consolidado em meu espírito sem

que o tivesse percebido.

Retornando à poesia, fui pouco a pouco abandonando a tentativa (infrutífera) de emular os poemas ultrarromânticos do século XIX e passei a me dedicar a um estilo mais original, sem, no entanto, romper com as raízes de minhas inspirações ou desvincular dos meus versos a minha índole irreparavelmente romântica.

O desejo em depositar na lírica todos os sentimentos que pulsaram em meu cerne encarnou-se em meu espírito e guiou-me durante dois anos a escrever minha terceira coletânea poética: Saudades, Sombrações e Devaneios.

Em 2020, ao completar 10 anos desde a publicação de meu primeiro livro, decidi relançar o mesmo, no entanto, com uma história renovada e mais brilho nos personagens.

No ano seguinte, publiquei "Onryo - 13 Contos de Terror", um livro inspirado em lendas urbanas do folclore japonês.

2022 viu o lançamento de Momentos Explícitos, minha quarta coletânea poética, abrangendo os poemas escritos nos últimos três anos.

Em 2023, lanço uma coletânea especial intitulada Vespas Japonesas, que reúne todos os poemas curtos - entre eles sonetos e haikais - escritos durante toda a minha trajetória poética.

Publicações relacionadas