Autodefesa contra o crime e a violência

Um guia para civis e policiais

Por Humberto Wendling

Autoajuda, Ciências Humanas E Sociais, Direito, Criminologia, Motivacional

Esta página foi vista 18332 vezes desde 26/02/2018

Quantas vezes você já pensou na possibilidade de ser vítima de um criminoso? Como se sentiu diante dessa possibilidade? Como seria se você estivesse diante de um assassino ou maníaco sexual? E o que infelizes vítimas de assassinos, torturadores e estupradores pensaram e fizeram ao se verem à beira da morte? Elas rezaram e esperaram um milagre? Elas esperam a polícia? Simplesmente aceitaram a morte, a tortura e a violência sexual por que estavam com medo ou não sabiam o que fazer? A própria polícia as ensinou a nunca reagirem, mesmo diante da morte certa? E o que faria se fosse com você?

É para responder essas perguntas que este livro surgiu, ou seja, oferecer o conhecimento necessário para que as pessoas sejam capazes de se defenderem antes e durante um crime.

Denominado Autodefesa contra o crime e a violência – Um guia para civis e policiais (Clube de Autores, 2018, 334 páginas, 14,8 x 21 cm), o livro aborda os fundamentos da prevenção contra o crime e a violência; os critérios utilizados por criminosos para selecionar suas vítimas; a identificação de situações potencialmente danosas; a dinâmica do medo com sugestões para o gerenciamento das emoções; e o treinamento mental para lidar com incidentes críticos se o pior acontecer.

A obra também representa um avanço na literatura nacional sobre a autodefesa, pois no mercado nacional existem pouquíssimos títulos sobre o tema, e os que existem simplesmente informam que a vítima jamais deve reagir. Quer dizer, são livros que ensinam você a não fazer nada no pior momento de sua vida.

Apesar de o assunto também ser de interesse policial, a prevenção contra o crime e o treino mental tratam da responsabilidade pela própria segurança e a tomada de decisões críticas em situações de risco de morte.

Obviamente se a vítima for um policial ou estiver armada, a resposta indicada, se o pior ocorrer, parece ser o uso da arma. Mas isso não diminui a importância da prevenção, pois o que se pretende é evitar o perigo e não confrontá-lo todos os dias. Pouquíssimas pessoas são capazes de negar a necessidade de se evitar os assassinos, os torturadores, os assaltantes, os ladrões, os estupradores, os golpistas, etc.

Uma máxima é certa, em se tratando da autodefesa, e ela diz que a competência é sem valor a menos que possa ser utilizada no momento da necessidade; assim, o resultado obtido no passado é de nenhum valor, pois o que conta é aquilo que se pode fazer sempre. Assim, você precisa se convencer de que sua capacidade para estar protegido será temporária se não for cultivada por meio de ações contínuas e baseadas na realidade.

ISBN 978-85-924450-0-3
Edição 1 (2018)

Humberto Wendling

Pós-graduado em Administração de Marketing, ex-oficial R/2 do exército e mergulhador avançado. É policial desde 1997. Atuou na repressão ao tráfico de drogas, no controle de produtos químicos e no grupo de investigações. Participou da retomada do Complexo da Maré/RJ, dentre outras operações. É instrutor de armamento e tiro, ministrando aulas e palestras para policiais, militares, civis e membros da magistratura. Em 2006, elaborou o treino para manuseio das pistolas Glock na instituição onde trabalha. Idealizou e executou os treinos de tiro: Autodefesa a curta distância (2007), Autodefesa policial (2008), Fundamentos Básicos (2009), Novas Técnicas (2010), Saque de Arma Dissimulada (2011), Cadência e Precisão (2013), Operador de fuzil (2015), Ataques repentinos e reação com pistola (2016), Operador de submetralhadora (2017), Novo teste de qualificação policial (2019 e 2020). É autor dos livros Sobrevivência Policial – morrer não faz parte do plano (2018), Autodefesa contra o crime e a violência – um guia para civis e policiais (2018), Policiais – coletânea (2019), Policiais – coletânea 2 e Policiais - coletânea 3 (2022).