Go_to_top Bar
Seu carrinho está
vazio
Olá

Clube de Autores é a maior comunidade de autopublicação da América Latina. Inicie agora!

Os Reis Taumaturgos

Estudo sobre o caráter sobrenatural atribuído ao poder régio particularmente na França e na Inglaterra

Ajaxloader
por
R$ 74,39

Sinopse

Durante a Idade Média europeia, o caráter sagrado da realeza era considerado um fato sabido por todos. Os reis não eram simplesmente identificados como os mais altos funcionários do Estado: em torno de suas pessoas havia uma ideia de sacralidade, pela qual eram reconhecidos por seus súditos. Seu poder, acreditava-se, advinha de antigas linhagens, e era sinal de sua própria relação especial com o divino.

Na França e na Inglaterra, essa realeza mágica desenvolveu um caráter específico: acreditava-se que os reis eram taumaturgos, ou seja, curandeiros, e que o simples toque de sua mão seria suficiente para restaurar a saúde aos doentes. Mas não se tratava de qualquer doença: por razões que o historiador francês Marc Bloch procura explicar em sua obra, esses reis eram considerados capazes, por meio da influência divina, de curar especificamente a escrófula.

Os Reis Taumaturgos é uma das obras mais significativas da historiografia contemporânea. Representa a adoção de uma nova perspectiva culturalista para o estudo da história, e marca a abordagem adotada pela escola histórica dos Annales em relação aos temas históricos. O poder e a realeza deixavam de ser temas exclusivamente políticos, para serem analisados a partir de representações, crenças, hábitos socialmente compartilhados.

Partindo da Idade Média e alcançando finais do período moderno, Marc Bloch procura traçar as origens da crença na taumaturgia dos reis, as complexas relações que essa crença estabeleceu com os diferentes panoramas políticos da França e da Inglaterra, chegando ao momento de seu desaparecimento.

Por que surgiu a crença no poder taumatúrgico dos reis franceses e ingleses? Por que essa crença acabou dirigida especificamente à cura das escrófulas? Como essa crença foi adotada pelos soberanos como representação de seu poder político? E, por fim, por que tal crença, que durou tanto séculos, acabou desaparecendo?

Essas são algumas das questões de Marc Bloch procura responder em Os Reis Taumaturgos.

Categorias: Medieval, Historiografia, Civilização, Geografia E Historia, Ciências Biológicas
Palavras-chave: annales, bloch, história, taumaturgos

Características

Cover_front_perspective
Número de páginas: 402

Edição: 1(2018)

Formato: A5 (148x210)

Coloração: Preto e branco

Acabamento: Brochura c/ orelha

Tipo de papel: Offset 75g

Reconhecimento

Mais publicações desse autor

Comentários - 1 comentário(s)


ArteSam
Olá Marc, tudo bem? Faço serviço de conversão epub, capa, solicitação de ISBN, providência de ficha catalográfica, revisão, book trailer, ilustrações, e outros... Caso tenha interesse, fale comigo. Meu site - www.artesam.com - e-mail: [email protected] - página no facebook: www.facebook.com/artesambr
Segunda às 18:23

Como funciona

Passo 1

Você publica seu livro online, gratuitamente.

Passo 2

Você diz quanto quer receber de direitos autorais.

Passo 3

Nós vendemos e você recebe o dinheiro por depósito direto na sua conta.

Serviços profissionais

Conheça nossos serviços

São vários serviços para auxiliá-lo em sua obra:

Depoimentos

"Acho que o Clube de Autores está revolucionando a ato de escrever no Pais. Ao democratizar o direito à fala escrita o Clube não só estimula as pessoas naquilo que lhes é único (ou seja, a capacidade de criar), como também a interagir neste mundo virtual. Na verdade, o Clube está antecipando o a..."

Felicíssimo Cardoso Neto

Formas de Pagamento (até 12x)

Segurança

Print


Clube de Autores Publicações S/A   CNPJ: 16.779.786/0001-27

Rua Otto Boehm, 48 Sala 08, América - Joinville/SC, CEP 89201-700