Intelectuais brasileiros e Esporte

Por Jorge Artur dos Santos

Ciências Humanas E Sociais, Esportes E Lazer, Geografia E Historia

Esta página foi vista 6572 vezes desde 05/01/2011

Desde o final do século XIX os esportes se difundiram no Brasil, vindos da Europa e dos Estados Unidos, e o gosto por eles logo se tornou um tema de debate para muitos intelectuais brasileiros. Havia aqueles que apoiavam a disseminação das práticas esportivas, como José Veríssimo, Coelho Neto e Gilberto Freyre; havia outros que tinham restrições a alguns esportes, como Fernando de Azevedo e os comunistas; e havia aqueles, como Lima Barreto e os anarquistas, que eram radicalmente contra as práticas esportivas, vendo nelas uma fonte de toda sorte de prejuízos morais, físicos e educacionais para os praticantes. O presente livro procura recuperar esse debate sobre a conveniência do esporte, ocorrido no meio século que vai da proclamação da República até o final da ditadura de Vargas. É interessante perceber como, através da discussão aparentemente sem importância sobre os esportes, esses intelectuais expunham toda a sua concepção de mundo e suas propostas de como a sociedade brasileira deveria se organizar. O resultado dessa pesquisa foi, assim, um panorama das ideias políticas e sociais daquele período, pelo viés da discussão sobre o esporte, na qual se recorreu a argumentos morais, médicos, educativos, religiosos e políticos para firmar as diferentes posições.

Educadores, esportistas e historiadores vão encontrar neste livro muitos temas de interesse, pois muitas das questões discutidas naquela época permanecem ainda hoje como objeto de debate, e pode-se ver, assim, como essa discussão se iniciou no Brasil.

ISBN 978-85-911272-0-7
Edição 1 (2010)

Jorge Artur dos Santos

Jorge Artur dos Santos nasceu em Adamantina, SP, em 1961. É professor de História. Graduou-se no Departamento de História da USP, em 1985, onde também obteve o título de Mestre em História Social, em 2000.