TODA POESIA

Por Rafael Rossi

Artes, Literatura Nacional, Poesia

Esta página foi vista 4853 vezes desde 05/01/2011

Este livro é o resultado de uma longa caminhada. Todas as minhas poesias registradas estão aqui nesta obra. A maior parte delas já foi publicada na internet, através do meu blog www.myspace.com/rafaelrossi2008, na minha página no site Recanto das Letras ou na minha comunidade no orkut "Poesia e Revolução" e de forma impressa em dois livros publicados no site Clube de Autores - Poesia e Revolução e Queda Livre. Este livro é uma síntese do melhor que pude produzir dos meus 13 anos aos meus 26 anos. São 13 anos de poesia. Alguns mais criativos, outros mais políticos, alguns com uma intenção de chocar, outros simplesmente de expressar a emoção vivenciada naquele momento. Com uma poesia absolutamente livre, pretende-se retratar de maneira franca o nosso tempo e suas contradições. As três maiores fontes de inspiração minhas são a minha experiencia numa banda de rock - o Estado Independente -, a minha militância política, no movimento secundarista, no movimetno universitário e no movimento sindical, tendo sido diretor do Grêmio do CEI de Quintino, do CA de História e do DCE da UFF e do SEPE-RJ Regional 2, além da militância comunista no PSTU, e, por fim, a minha relação amorosa com a minha esposa, que conheci na escola e que está comigo há 10 anos. A isso se soma a influência da música diretamente na minha poesia, especialmente de artistas como Cazuza, Lobão e bandas como Legião Urbana e U2. O surrealismo e a arte engajada de diversos poetas, como Oswald de Andrade, também estão aqui. Este é o fim de um capítulo e início de uma nova história. Este é o registro público de um momento da minha trajetória artística e também pessoal. Estes são ensaios, rascunhos , fragmentos. Uma fotografia da minha juventude.

Edição 1 (2010)

Rafael Rossi

Tenho 31 anos e escrevo esses poemas desde os 15, mas comecei a escrever poesia mesmo aos 13 anos. Minha história com a poesia se confunde com a minha relação com a música, quando escrevia boa parte das letras da banda de rock da qual participava com os meus amigos de infância, da minha rua, banda que chamamos de Estado Independente, onde tocávamos rock dos anos 80 e punk rock e músicas próprias inspiradas nessas influências. A obra que me despertou para a poesia foi o filme Sociedade dos Poetas Mortos e eu aprendi a escrever e apreciar poesia com Cazuza, Fernando Pessoa e Vinícius de Moraes. Além do punk e desses poetas modernos citados, minha poesia é permeada pelas influências do surrealismo, do antropofagismo e de experimentações diversas, além de um certo romantismo. A política também é uma presença marcante na minha arte. Participei do movimento estudantil por 9 anos, tendo feito movimento estudantil secundarista e universitário, como vice-presidente do grêmio da ETE República (FAETEC) e diretor do Centro Acadêmico de História e do DCE da UFF, e atuei no movimento sindical a partir do SEPE, como um professor-militante. Professor de História, vocalista de banda de rock e militante do movimento social. Sou comunista assumido nesses tempos de senso comum despolitizado e neoliberal e de falta de perspectivas e de esperança no futuro. Fui militante do PSTU, com uma atuação político-partidária também, tendo sido um militante trotskista, um marxista revolucionário. Todos esses elementos, naturalmente, influenciam de modo preponderante a poesia que faço, uma poesia rasgada, um tapa na cara, um espinho ao invés de uma flor, mas sem esquecer da beleza da vida e daquilo que vale a pena. Aquilo pelo que vale a pena lutar e que vale a pena admirar. A investigação, a curiosidade e tudo aquilo que se refere à ciência e à filosofia também me agradam e de algum modo aparecem no conjunto da minha obra. Estudei sobre as revoltas escravas na Roma Antiga, na elaboração de minha dissertação de mestrado, curso realizado na UFF, e considero que esses estudos, mesmo aqueles que se referem ao mais distante, nos aproximam a cada passo do que significa ser humano, aproximam-nos de nossa humanidade; a busca permanente dos artistas e dos cientistas sociais que ainda acreditam na necessidade de se entender e expressar a essência humana, no seu processo, no seu desenvolvimento, na sua permanência e na sua mudança, na sua generalidade e nas suas diferenças encontra eco na minha figura, na minha obra e na minha vida. Elaborei ainda uma monografia de pós-graduação em Filosofia sobre a indústria cultural e a alienação do tempo livre do homem contemporâneo, pela Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro. Os estudos filosóficos e históricos que fiz fundamentam a minha visão de mundo, além da minha experiência prática, da minha experiência de vida, da minha trajetória política e das minhas experimentações e criações estéticas.