O DÉCIMO QUINTO

Teófilo Santana -

Bom Jardim de Goiás – GO;

Barra do Garças – MT.

No inicio da segunda década do século passado; vinte, o interior de Goiás e Mato Grosso era quase inacessível. As pessoas que iam chegando tomavam posse das terras e depois de vinte e um anos ali, sem nenhuma assistência ganhava o direito de posse das terras ocupadas. Muito diferente do que acontece com o posseiro de hoje.

Era até necessário que as famílias fossem saído do meio urbano e de meios rurais saturados do nordeste e sul por onde iniciou o desbravamento brasileiro, sem se preocupara com a infra-estrutura dos locais desbravados. Como acontece com as cidades abertas até hoje pelo governo, ou seja, patrocinadas pelo governo através do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.

Para começar compreender esses fenômenos se faz necessário que as historias de grandes ou pequenos acontecimentos sejam escritas e conhecidas pelo povo, só assim poderá esboçar melhor aquilo que se pretende executar em prol do crescimento social se achacar os valores naturais dos quais a vida depende.

Este livro apresenta uma historia de uma pequena evolução, mas que sem ela não haveria evolução daqueles que um dia se deslocou do seu habitat de origem para aventurar suas vidas para abrir caminho para outros que hoje chegam na região sem conhecer um item se quer da história do lugar e nem manifesta desejos se conhecer, mesmo por que, a correria do lugar não permite mais a tranqüilidade de outrora.

Este livro é uma tradução dos fatos locais, não que nele possa constar algo contra as traduções dos contos americanos ao português. Mais, um povo sem história é um povo sem memória, como retrata do dito popular e dessa forma, com este livro, estou lançando mais um grão de areia nessa praia.

Edição 1 (2011)

TEÓFILO SANTANA

Teófilo José de Santana, filho do interior de Goiás, trabalhou desde criança para sustentar-se, cursou o ensino médio tentou cursar faculdade, mas na época não conseguiu conciliar estudo e trabalho. Faz mágica para sobreviver de salário no Brasil.

O escritor é de Bom Jardim de Goiás – GO. Vive em Mato Grosso desde 1972.

Acredito que só constroem histórias as pessoas que escreve o que pensa.

A capacidade de cada um de concretizar aquilo que acredita, só pode acontecer a partir do momento que se decide executar o que se quer realizar.

O exercício pode ser excessivo para tornar fácil aquilo que lhe parece difícil, mas se o campo não estiver minado, ou seja, se há vontade, saúde e determinação não há mina nenhuma que não possa ser retirada do caminho. Ainda que tardia as condições hão de surgirem para se realizar aquilo que se deseja.

No modernismo a escrita é a obra que se torna espiritual e as obras espirituais sustentam os deuses e a crenças massiva neles.

Comunidade Clube de Autores: clubedeautores.ning.com/profile/teofilo