Contos Sem Classe

Por Pat Kovacs

Realismo Fantástico, Jovens e Adolescentes, Literatura Infanto Juvenil

Esta página foi vista 9330 vezes desde 21/02/2011

Coletânea de contos brasileiros, que mistura romance, drama, fantasia e até ficção científica.

PREFÁCIO

Dentro de uma seleção de contos tão variada, podemos

sentir, de forma soberba, o estilo colorido e luminoso de Snake Eye’s.

Em todos os seus trabalhos flutua de maneira quase palpável uma

névoa delicada de lirismo, poesia e sentimentos, que se entrelaçam e dão relevo a cada linha e palavra, transformando seus contos, narrativas e mini-contos em viagens oníricas onde nossos corações são dominados e sujeitados à beleza das emoções. E são diversas essas emoções, são diversos os sentimentos, mas predominando sempre a emoção suscitada pelo inusitado e pelo original. Alegria, curiosidade, romantismo, lirismo, suspense, ternura, adrenalina. Não é fácil analisar a obra de Snake; não se pode resumir o que cada conto nos transmite, exceto se usarmos a palavra “emoção” como sinônimo de fantasia-magia-amor, como se essas três palavras fossem uma única.

Nesse belo trabalho, que reúne diversos temas nos quais ela

tem trabalhado nos últimos meses – e que eu posso me gabar de

conhecer, já que tenho o privilégio de ter lido muitos deles – temos

exemplos perfeitos do que foi dito acima. Amor, lirismo e sensibilidade afloram no conto Amores Platônicos, onde ela descreve o amor não consumado como uma espécie de lição para os jovens e adultos que se deixam atrelar às convenções sociais estéreis. Gaiola Dourada, Morte Antiquada e Fogueira de São João e Seu Antônio tem o mesmo toque lírico, em que o amor, em qualquer de suas formas, é enaltecido, seja o amor pela vida, liberdade e natureza (Gaiola Dourada), o amor pelo trabalho e pelos objetos de valor afetivo (Morte Antiquada) e o amor pela família (Fogueira de São João e Seu Antônio).

O terror, gênero tão difundido e bem aceito, tem seu representante nesta coletânea, com os contos Demônios nas Sombras, Espuma Branca em Céu Azul e Vovô Coveiro. No primeiro, o suspense que cativa o leitor, um estremecimento de medo a cada linha, onde o impensável pode acontecer, e de fato, acontece. Espuma Branca em Céu Azul tem o tom poético entremeado de sugestivas impressões que levam o leitor, lentamente, ao desenlace súbito e assustador, mas de certa forma, muito realista. Vovô Coveiro é um mini-conto onde o terror nada tem de sobrenatural, mostrando uma dura realidade de nosso dia a dia. A ficção científica de Snake em seu representante no excelente conto Do Pó ao Pó. Uma maneira original de mostrar a FC brasileira, Snake inspirou-se nos mangás e na literatura japonesa de ficção, criando mundos pós ou pré-apocalípticos, onde a ciência e a magia se mesclam.

Em sua tríade Metamorfoses, a magia sobrenatural está presente, bem como o Amor, novamente representado em três formas distintas e igualmente belas: Casulo & Mortalha, o amor à natureza e o esplendor da vida que renasce nas asas da borboleta e do

anjo; Momento Efêmero, o amor adolescente pela magia do mundo

das fadas e entes sobrenaturais; e finalmente, em Crianças de Deus, o amor aos animais, representados pelos pombos, tão injustamente maltratados pelo seres humanos. Foi um grande prazer ler essa coletânea de Snake, e um privilégio ser a sua prefaciadora. E, tenho certeza, ninguém ficará indiferente a tantas

manifestações distintas das emoções mais profundas do coração

humano, presentes nos belos contos aqui escritos.

Jossi Borges

Edição 1 (2011)

Pat Kovacs

Leio e Escrevo porque é esta a minha resistência à vidinha ordinária. Quando escrevo, ao menos alcanço a liberdade que no mundo real apenas almejo.

Gosto de contar histórias, embora não tenha certeza de fazer isso muito bem. Meus textos sempre têm algo de quadrinhos e animação, pois ambos são minhas maiores influências.

Escrevo literatura fantástica, embora tenha um talento para dramalhão, então minhas histórias sempre tem algo de fantasia e melodrama real.

Tenho textos publicados em antologias que também foram lançadas pelo Clube de Autores, sob os pseudônimos Snake Eyes e Rebis Kramrisch.

As antologias são:

Beijos & Sombras

Beijos & Névoas

Beijos & Sangue

Fora do CA, tenho um conto publicado pela Editora Estronho, no vol. 1 da série Extraneus, Medieval - SciFi.