AVALIAÇÃO DAS TRANSFORMAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS

Por Roger Rangel Coutinho

Engenharia E Tecnologia, Administração

Esta página foi vista 4630 vezes desde 13/03/2011

O presente trabalho trata-se de uma avaliação dos impactos ambientais do complexo industrial portuário do Açu, com ênfase no impacto oriundo do processo de adensamento urbano ocasionado pelo poder de centralidade inato de grandes empreendimentos como este. Neste contexto foi realizada uma pesquisa exploratória a respeitos das características do município e do empreendimento, bem como dos impactos ambientais relativos à implantação e operação portuária. Também foram estudas questões relativas à escolha da sua localização, no intuito de esclarecer o motivo pelo qual o município de São João da Barra foi escolhido como sede de um empreendimento desta ordem. De forma mais específica o presente estudo mensura e avalia os impactos ocasionados pelo processo de adensamento populacional da AID (Área de Influencia Direta) do empreendimento. Neste ínterim é utilizada a metodologia denominada Ecological Footprint (Pegada Ecológica), como ferramenta para avaliar o impacto do processo de crescimento da população e suas implicações na capacidade de suporte ambiental da área em estudo. Para tal foi realizada uma pesquisa de campo por meio de entrevistas com o uso de questionários estruturados distribuídos aleatoriamente pela população da AID, onde primeiramente foram levantadas informações sobre os padrões de consumo dos recursos naturais, de produção de resíduos e ocupação do solo, com os quais foi definido a Pegada Ecológica da AID, posteriormente com base em dados do EIA-RIMA do empreendimento foi mensurada a capacidade do meio natural de produzir os insumos necessários a manutenção das atividades humanas, e sua capacidade de depurar os resíduos (biocapacidade), posteriormente a partir da diferença entre a biocapacidade a Pegada Ecológica foi definido o Balanço Ecológico da área. Assim com base nestes dados da situação atual da AID, foram construídos cenários futuros, com o intuito de avaliar a sustentabilidade ambiental da área frente ao processo de crescimento populacional. Assim a concluímos que a área em estudo encontra-se hoje em uma situação de sustentabilidade ecológica, mais que caso as previsões de crescimento populacional se concretizem, sem que sejam implementadas ações proativas de planejamento ambiental e urbanização, a área logo se tornará insustentável.

Edição 1 (2011)

Roger Rangel Coutinho