VERSOS ESPARRIMADOS

Por Claudionor Aparecido Ritondale

Poesia, Literatura Nacional

Esta página foi vista 13593 vezes desde 09/04/2011

Poemas de um lutador com as palavras e por elas. Vários dos poemas foram inscritos em concursos literários, alguns obtiveram destaques, outros foram lidos e figuraram em antologias, por terem sido considerados, segundo os critérios de julgamento, como próximos do que o concurso propunha. O importante é que o autor gosta de escrever e elabora muito seus versos. Desse trabalho incessante e artesanal (no sentido mais puro do termo), ele extrai uma convicção que não o fez apenas mais um poeta brasileiro, mas alguém que vive profundamente com as palavras a ponto de saber-se um poeta. Isso, para ele, é o que importa.

Edição 1 (2011)

Claudionor Aparecido Ritondale

Escritor, músico, crítico de arte, professor de Português, Filosofia e Sociologia, tem 58 livros publicados e alguns prêmios literários. Tem 62 anos, é casado, mora em São Paulo e tem uma filha. Adora cães, tem dois da raça cocker spaniel inglês. Curte ler, escrever, acompanhar alguns esportes, aprecia vinhos e alguns pratos de culinárias típicas. Traduz vários textos porque tem conhecimento de italiano, inglês, espanhol e francês. Gosta de conversar, ver filmes e alguns programas de televisão, além de ouvir muito rádio. Odeia trânsitos e tem reservas quanto a viagens (aprecia apenas as que têm alguma perspectiva cultural envolvida). Faz revisões de textos, ministra alguns cursos de escrita criativa, dá assessoria para escritores novos e tenta fazer alguns outros "bicos". Busca ser bem-humorado e adora corresponder-se e conhecer outros mundos interiores. Poesia e prosa são ambas áreas de seu interesse e de algum domínio, exceto ainda grandes fôlegos (como o romance, algumas vezes tentado, mas ainda não alcançado). Já virou Mestre em Língua Portuguesa e concebeu uma dissertação. Gosta de compor textos não ficcionais e publica artigos e crônicas na Internet, que vê como um dos mais instigantes modos de aprender de nosso tempo complexo e fascinante. As artes sempre o empolgaram, tendo já praticado ou estudado várias delas - teatro, dança, literatura, pintura, música, arquitetura - e se aproximado de outras - muito do cinema, menos da escultura. Praticou já um pouco de histórias em quadrinhos e um pouco de criação gráfica em computador. Recebeu uma distinção, o prêmio Quality Gold 2015, da Sociedade Brasileira de Educação e Integração, representante brasileira da International Quality, pelos serviços prestados à educação.

Claudionor A. Ritondale: www.ritondale.com.br

Publicações relacionadas