Go_to_top Bar
Seu carrinho está
vazio
Olá

Clube de Autores é a maior comunidade de autopublicação da América Latina. Inicie agora!

Livro ALGERNON BLACKWOOD - - A CASA VAZIA E OUTRAS HISTÓRIAS DE FANTASMAS -

GHOST STORIES

Por: CORVO GORKIANO Denunciar

Ajaxloader
por
R$ 46,60

Sinopse

Blackwood surgiu pela primeira vez na ficção sobrenatural com A Casa Vazia e Outras Histórias de Fantasmas em 1906. O livro apresenta um personagem chamado Jim Shorthouse. Ele aparece em quatro histórias, mas seu comportamento é contraditório. A maioria de suas aparições mostra um jovem comum que também é um ímã para a esquisitice: "Certos incidentes, importantes ou não, da vida de Jim nunca teriam sido contados aqui, a não ser o fato de que, ao entrar em suas "bagunças" e sair delas novamente, conseguiu entrar na atmosfera de circunstâncias peculiares e acontecimentos estranhos. Ele atraiu para o seu caminho as curiosas aventuras da vida tão infalivelmente quanto à carne atrai moscas e vespas de geleia." No entanto, uma das histórias tem Shorthouse como a figura do “Homem Sábio”, talvez sua maturação depois de tantas aventuras estranhas.

Este Shorthouse mais velho aparece em "COM INTENÇÃO DE ROUBAR", a melhor peça do livro. Shorthouse convida um narrador sem nome para passar uma noite em um celeiro que já foi a sede de um mago negro. O espírito maligno do mago ainda permanece lá, com a "intenção de roubar" qualquer um que ficar no celeiro. O narrador experimenta o efeito total desse poder remanescente — e, para surpresa de ambos, ele e o leitor, Shorthouse não é a pessoa de vontade forte que parece ser. Blackwood empurra as fronteiras da história de fantasmas e mostra o potencial que ele logo perceberia em sua próxima coleção.

As outras aparições de Jim Shorthouse são “UM CASO DE BISBILHOTICE”, “AS ESTRANHAS AVENTURAS DE UM SECRETÁRIO PARTICULAR EM NOVA YORK” e a história título. “Aqui não há nada mais desolado em todas as residências de homens do que uma casa sem mobília mal iluminada, silenciosa e abandonada, e ainda assim aliciada pelo rumor das memórias de histórias malignas e violentas.” Assim Blackwood apresenta o conceito de genius loci, o prédio como uma “bateria psíquica” que armazena o mal, semelhante a Stephen King descrevendo o Overlook Hotel em O iluminado.

Em "A CASA VAZIA", Shorthouse e sua tia Julia visitam uma casa abandonada que expulsou todos os seus inquilinos anteriores. Os dois intrusos descobrem que a casa faz jus à sua reputação. A habilidade do autor usando o sobrenatural para criar o medo já é aparente: Shorthouse e sua tia conseguem alguns vislumbres de fantasmas possivelmente humanos, mas o medo vem através de sensações internas. O momento mais notável, que aponta para o horror transformador e a fantasia que vem da escrita do autor, é a repentina percepção de Shorthouse de uma mudança física em sua tia que é parte milagre e parte terror.

"UM CASO DE BISBILHOTICE" é a média para a coleção dos contos, colocando o pobre Jim Shorthouse em uma pensão assombrada em Nova York. Blackwood baseou-se em sua própria experiência de trabalho como repórter em Nova York para acrescentar um toque cômico a essa peça padrão.

Por outro lado, a longa “AS ESTRANHAS AVENTURAS DE UM SECRETÁRIO PARTICULAR EM NOVA YORK” é estranhamente inclassificável como um conto de terror. Ele combina suspense com estranhezas desconcertantes e momentos grotescos. Shorthouse agora trabalha como secretária para o Sr. Sidebotham, que o envia em uma missão a um Sr. Garvey, um ex-parceiro de negócios. O recado é delicado — com a sugestão de que Garvey está chantageando seu antigo parceiro — e Shorthouse planeja terminá-lo o mais rápido possível. Isso acaba sendo difícil: o Sr. Garvey mora em uma mansão assustadora com um servo privado assustador, e o homem revela que ele tem hábitos bestiais. Jim Shorthouse fica preso na horrível mansão para a noite, aguardando algum horror que deve ser inevitável de toda essa insanidade.

Quanto às histórias sem Shorthouse, o melhor é " UMA ILHA ASSOMBRADA ", que usa um ambiente selvagem que sugere tanto "The Wendigo" quanto "The Willows". O narrador da história se muda para uma cabana isolada em um lago canadense para estudar para seus exames de direito. Ele começa a se sentir desconfortável com um quarto na cabana. Então ele vê índios em uma canoa circulando a ilha. A construção de tensão é soberba e a torção final proporciona um bom soco intestinal, mas o destaque é a ênfase no perigo psíquico sobre o perigo físico. Esta é uma das principais contribuições de Blackwood para o conto estranho, a indefinição da fronteira da psique e da realidade.

"MANTENHA SUA PROMESSA" e "SMITH: UM EPISÓDIO EM UMA CASA DE ALOJAMENTO", ambos os contos ocorrem na Universidade de Edimburgo. A primeira é uma história de fantasmas simples, mas útil, enquanto a segunda é sobre contar histórias de fantasmas, talvez o protótipo para John Silence.

As inclinações panteístas de Blackwood emergem em “O BOSQUE DOS MORTOS”. O título evoca tremores, mas isso é na verdade uma fábula sobre os mortos. A beleza triunfa sobre o medo, e Algernon Blackwood, que desafiava a classificação com suas fantasias, começa a emergir. A escrita aqui é muitas vezes de tirar o fôlego como seu protagonista encontra ecstasy no bosque do título, onde ele vai pela incitação de um homem velho, quem depois descobre ser o fantasma da aldeia.

Em A Casa Vazia e Outras Histórias de Fantasmas de 1906, o autor ainda está em um estágio embrionário. Por isso uma leitura seminal, pois estimula novas criações, traz novas ideias, porque é inspirador ver como o mestre dos mestres começou. Se você é um fã de longa data do trabalho de Blackwood ou um leitor pela primeira vez que está curioso sobre esse gigante do gênero, você vai se descobrir em um passeio deliciosamente assustador.

Categorias: Literatura Estrangeira, Clássicos, Oculto, Horror, Ficção
Palavras-chave: contos, fantasmas, gótico, sobrenatural, terror, weird

Características

Cover_front_perspective
Número de páginas: 245

Edição: 1(2019)

ISBN: 9781090577313

Formato: A5 (148x210)

Coloração: Preto e branco

Acabamento: Brochura c/ orelha

Tipo de papel: Offset 75g

Reconhecimento

Sobre o autor

Mini
CORVO GORKIANO

Traduções & Autorais


Mais publicações desse autor

Comentários - 8 comentário(s)


Moisés Isaias
E quanto a M R James, trata-se de um pioneirismo, tenho certeza de que será fantástico esse trabalho! Estamos ansiosos.
Segunda às 09:50

Moisés Isaias
Olá Rogerio. Maravilhosa notícia!! Tenha certeza de que leitores ávidos aguardam por essas obras em nossa língua. Muito obrigado pela disponibilidade!
Segunda às 09:47

Rogerio Prego
Olá Moisés. É muito gratificante saber que nosso trabalho está sendo procurado e apreciado. Em breve estarei publicando mais um do Blackwood para fechar a trilogia que apresenta o desenvolvimento de sua escrita. E está na minha lista a tradução de Le Fanu e M. R. James. Muito obrigado! Abraços!
Segunda às 07:35

Moisés Isaias
Rogerio, muito obrigado pelas informações. Uma outra questão: vi sua nova publicação das obras de Blackwood aqui no CDA, você tem interesse em publicar algo de M. R. James ou Arthur Machen, dois autores igualmente "Cult", quase inéditos na nossa língua? Seria revigorante poder apreciar novidades desse autores também. Abraços!
Sexta às 00:20

Rogerio Prego
Moisés Isaias, essa versão do CDA é como segue na descrição de suas características: Formato A5 (148x210); Coloração Preta e Branca; Acabamento em Brochura c/ orelha e papel Offset 75g. Eu acredito que, mesmo ainda com suas limitações gráficas, o Clube de Autores é o que possui um acabamento mais fiel a uma edição profissional. Obrigado pelo contato e pelo feedback!
Quinta às 18:31

Moisés Isaias
Olá Rogerio Prego, muito obrigado pela informação. Infelizmente eu acabei de comprar por outro site, porém me enviaram um livro bem simples, um livreto como se fosse uma apostila, bem diferente das fotos que vi dos leitores que o adquiriram, talvez por outros meios. Sabe me dizer onde encontrar a versão brochura, com orelhas e com acabamento mais fiel a uma edição profissional?
Quinta às 16:39

Rogerio Prego
Olá Moisés Isaias, o livro está disponível sim.
Terça às 07:55

Moisés Isaias
Boa noite, tudo bem?! O livro ainda está disponível? Obrigado e até mais!
Quinta às 02:04

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


Como funciona

Passo 1

Você publica seu livro online, gratuitamente.

Passo 2

Você diz quanto quer receber de direitos autorais.

Passo 3

Nós vendemos e você recebe o dinheiro por depósito direto na sua conta.

Serviços profissionais

Conheça nossos serviços

São vários serviços para auxiliá-lo em sua obra:

Depoimentos

"O Clube de Autores nos propicia vencer a barreira que separa nosso sonho de escrever da realidade da publicação; um sonho que consiste em dividir com os leitores algo de bom que queiramos compartilhar pela escrita. Levando isso a sério e sabendo da importância que tem para nós que escrevemos, o..."

Fábio Mendes Paulino

Formas de Pagamento (até 12x)

Segurança

Print


Clube de Autores Publicações S/A   CNPJ: 16.779.786/0001-27

Rua Otto Boehm, 48 Sala 08, América - Joinville/SC, CEP 89201-700