A CONSTRUÇÃO DO INIMIGO

Análise comparativa do Bolsonarismo com os totalitarismos do século XX

Por Raul G. M. Silva

Partidos Políticos, Liberdade Política & Segurança, Democracia, Não Ficção, Ciência Política

Esta página foi vista 593 vezes desde 23/02/2023
Coloração

A construção do inimigo é um livro que se propõe a fazer uma análise comparativa entre o bolsonarismo e os regimes totalitários do século XX, como o Nazismo e o Fascismo. Para isso, são abordadas diferentes temáticas ao longo de seus capítulos, tais como as origens e características dos regimes autoritários do passado e sua influência no bolsonarismo, a disseminação do discurso de ódio como instrumento de controle e manipulação política, a economia neoliberal e suas conexões com o fascismo, as estratégias de propaganda e controle da mídia e a polarização política no Brasil.

A obra também dedica uma atenção especial ao papel da justiça na luta contra o autoritarismo, analisando a relação do judiciário brasileiro com o bolsonarismo e como ele pode ser uma das principais ferramentas para combater o avanço do autoritarismo no país.

Além de analisar o fenômeno do bolsonarismo, A construção do inimigo também busca apresentar uma visão crítica sobre as origens e características dos regimes autoritários do século XX e como suas ideologias e práticas influenciam o cenário político atual. Ao longo dos capítulos, o leitor terá a oportunidade de conhecer em detalhes as estratégias de propaganda e controle da mídia utilizadas pelos regimes totalitários do passado e como elas se assemelham às práticas adotadas pelo bolsonarismo.

O livro também apresenta uma análise aprofundada sobre a economia neoliberal e suas conexões com o fascismo, demonstrando como as políticas econômicas adotadas pelo governo Bolsonaro contribuíram para o enfraquecimento da democracia e da liberdade.

A obra tem como objetivo trazer uma reflexão crítica sobre o momento atual do Brasil, buscando entender as semelhanças e diferenças com os regimes totalitários do passado, assim como apontar caminhos para enfrentar as ameaças à democracia e à liberdade. Ao final da leitura, espera-se que o leitor possa compreender a complexidade do fenômeno do bolsonarismo e suas implicações a sociedade brasileira, contribuindo para o debate público e a defesa da democracia.

Em suma, A construção do inimigo traz uma reflexão sobre o papel da polarização política no Brasil e sua relação com o bolsonarismo, além de apresentar propostas para enfrentar os desafios impostos pela atual conjuntura política. Em resumo, este livro é uma obra essencial para todos aqueles que buscam compreender as complexidades do cenário político atual e lutar pela defesa da democracia e da liberdade.

Edição 202 (2023)
Tipo de papel Polen

Raul G. M. Silva

Natural de Arcoverde Pernambuco, Raul G. M. Silva sempre adorou ler, fã de ficção fantástica passou a adolescência lendo autores com Tolkien, Lewis e Rowling. Seus pais sempre o incentivaram a ler, principalmente sua mãe, que é professora. Por essa razão a casa da família sempre foi cheia de livros e um ambiente propicio a prática da leitura.

Aos 12 anos Raul começou a se interessar pela escrita e começou a escrever seus primeiros contos, muitos dos quais acabaram por influenciar seus livros no futuro. Porém foi ao começar o primeiro ano do ensino médio que a ideia para A Lenda dos Cinco Povos surgiu e no inicio de 2007 ele começou a escrever o primeiro livro intitulado a Terra de Almar, que levou quase sete anos para ser finalizado.

Atualmente ele mora em Arcoverde, com os pais e a irmã e estuda na Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde, onde é aluno do curso de Letras. Também é colaborador do site www.mundiex-libri.com junto com mais três amigos fanáticos por livros e está escrevendo a continuação de a Terra de Almar, que ainda está sem previsão para ser terminado.

Contato:

prof.rgms@gmail.com