A importância do acompanhamento psicológico no pré-operatório da cirurgia bariátrica

Por Romildo Pereira e Raquel Lourenço

Psicoterapia, Psicologia Social, Psicologia Clínica, Saúde E Fitness, Psicologia, Educação

Esta página foi vista 37 vezes desde 24/04/2024

O presente trabalho tem por objetivo provocar uma reflexão em relação à importância do acompanhamento psicológico, para os pacientes de cirurgia bariátrica, durante os períodos pré e pós-operatório e os benefícios desse acompanhamento para que se obtenha melhores resultados. Nessa perspectiva, o profissional de psicologia, acolhe os medos, anseios e receios do sujeito durante essa etapa do processo de reconstrução de sua imagem e sua relação com a alimentação. Para tanto, analisamos dados estatísticos tanto da OMS, quanto do Conselho Nacional de Saúde e as diretrizes sobre o que é a obesidade e seus malefícios. Neste trabalho, detectamos uma evolução da obesidade em escala mundial. Para compreendermos quão importante é estar atento aos riscos do sobrepeso, também destacamos as principais comorbidades associadas à obesidade e, por fim, como se evidencia o processo de acolhimento do paciente pelo psicólogo e como é realizada a análise da aptidão ou não do paciente para a cirurgia bariátrica.

Edição 1 (2024)