A NOVA ERA DA CERVEJA NO BRASIL

De Wetteren a Chapecó

Por Osvaldo Tetaze-Maia

História Corporativa E De Negócios, Empreendedorismo, Comércio, Referência, Economia, Administração

Esta página foi vista 257 vezes desde 04/10/2023
Coloração

A chegada da “preforma de PET Multicamadas” no Brasil

Na segunda metade do século vinte o mundo passou por diversas transformações tecnológicas em todos os setores da indústria, comunicação, saúde, e tantos outros mais, mas o tema do livro é a indústria das embalagens de bebidas, especificamente a bebida mais consumida em toda a história da humanidade, a incomparável cerveja, beer, bier, birra, diferente em cada idioma, mas a mais consumida em qualquer país.

Os fatos aqui narrados, de pouquíssimo conhecimento (ou quase nenhum) do mercado cervejeiro em geral (e, por conseguinte, de seus consumidores), dizem respeito a uma novíssima embalagem de cerveja, inventada na década de 1990 por uma família Belga, cujos irmãos Peter e Dirk De Cuyper, reinventaram o modo de preservar a qualidade e o sabor da cerveja por até nove meses, em garrafas de PET, sem ser necessário manter sob refrigeração, com sua exclusiva embalagem de PET multicamadas, até hoje sem concorrência no mercado mundial.

O livro narra, além de uma história de perseverança e empreendedorismo, bem como o longo caminho que o autor percorreu desde 2005, quando esteve pela primeira vez nas pequenas cidades de Higuera La Real, na Espanha, e depois na pequena Wetteren na Bélgica, para conhecer a única fábrica do mundo que produzia uma matriz para soprar garrafas de pet - preformas de pet multicamadas – da fabricante Resilux, a empresa dos irmãos De Cuyper, e hoje, após quase vinte anos as preformas de multicamadas de PET são realidade no Brasil, através da importadora e distribuidora exclusiva no Brasil, a Ekos Solutions, e para chegar até essa distribuição, os caminhos, com muitos percalços, diga-se, foram longos, porém exitosos

Edição 1 (2023)

Osvaldo Tetaze-Maia

Advogado, Tenista amador, viajante 'compulsivo';

Osvaldo Carlos Pereira Maia é o meu nome de batismo e o “apelido TETAZE” veio de infância, e segundo minha Mãe, meu irmão mais novo me chamava assim e o apelido pegou, e hoje o incorporei como um ‘pseudônimo’ nas minhas escritas; nasci em Porto Alegres, RS, vivi em Curitiba dos 10 aos 25 anos; Nos EUA vivi por um ano em 1985 e passei várias temporadas de dois a três meses entre a década de 80 e 2.000; também vivi temporadas na Argentina e Espanha, sempre a negócios e turismo; há 35 anos vivo em Santa Catarina, em Balneário Camboriú; tenho 65 anos, sou casado, advogado há 30 anos exercendo a profissão na área cível, empresarial Direito Internacional e comércio exterior, além de atuar como tradutor e intérprete de idiomas inglês e espanhol nas Comarcas judiciais de minha região; ah, e nas horas vagas escrevo minhas crônicas e memórias, e ‘bato um tênis’ nas quadras do meu Clube Itamirim na cidade de Itajaí, SC.

No meu Blog descubra muitas 'histórias da idade moderna' pouco ou nada divulgadas, inclusive sobre a Seleção Brasileira de Futebol.

www.tacadinhadotetaze.blogspot.com

DIVIRTA-SE!