A Porta da Sabedoria

E alguns estudos pré-filosóficos

Por Thiarles Soares Silva

Sociologia Da Religião, Metafísica, Filosofia / Religião, Religião, Filosofia, Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 196 vezes desde 07/01/2024

"Difícil é falar da sabedoria, porque há muita diferença de quando falamos de uma sabedoria para outra, e usamos a mesma palavra para dizer o mesmo. Sabedoria não é falar bonito; não é ser bastante inteligente num assunto específico, um experto; não é ter a pretensão de dizer grandes verdades externamente. Sabedoria é internalizar uma experiência que dialoga com a realidade, fazendo abrir a alma para o universal. Esta união íntima com o universal não é verdadeira enquanto ela não chega a mais alta hierarquia do saber, o divino. Se não chega a Deus, toda sabedoria é falsa, é pretensão, é arrogância, é bravata do ignorante. Só o homem com Deus sabe alguma coisa. Sem Deus, o homem tateia no escuro, e acredita ver, quando nada ver, pois mesmo quando vê, vê o que Deus deixa ver. Não há pior cego do que aquele que não vê que nada vê o porquê vê."

Vários foram os filósofos que tentaram pôr em prática um determinado conhecimento do que seja a Sabedoria, e a sistematização de algo assim chamado gerou o que se chama de filosofia. Filosofia é amizade com a sabedoria, ou, enamorar-se com ela. No entanto, uma pergunta que nunca vi ninguém responder, qual seja: como saber que a sabedoria é Sabedoria e não apenas uma hipótese sobre algo? E contudo, não foi buscando refutar que não é possível encontrar a Sabedoria que muitos ditos filósofos, renegaram a própria sabedoria, e degeneraram a filosofia, dizendo não ser possível saber de algo? Neste trabalho, buscaremos responder algumas dessas questões em diferentes abordagens, quer dizer, em diferentes formas de olhar o mesmo problema.

Thiarles S. Silva é natural de Taiobeiras, MG, e é escritor polígrafo, escrevendo em vários gêneros e temáticas, buscando sempre dar uma visão, a um só tempo, pessoal, nova e universal da realidade a que descreve. Apesar de jovem, em seu primeiro livro ensaístico filosófico, ele aborda temas espinhosas da filosofia moderna, apontando problemas e, ou, deficiências da mesma, no que abrange sobretudo ao conflito entre fé e razão, conhecimento científico e mitologia antiga. Em 2023, estreia como autor publicado, ao lançar o livro de ensaios "Bicentenário da Independência", pela Editora Nova Ágora.

ISBN 978-65-266-1422-8
Edição 1 (2024)
Formato 16x23 (160x230)
Tipo de papel Polen

Thiarles Soares Silva

A Editora Nova Ágora surge em meados de 2023 com a missão de reunir ideias que contenham valor cultural para o país a longo prazo. "Só mediante a discussão das altas ideias, seguindo a linha dos filósofos que construíram o Ocidente, de Sócrates a São Tomás de Aquino, sem abandonar a sabedoria do Oriente, com os seus numerosos clássicos e conselhos, poderemos elevar a cultura brasileira ao novo patamar que ela merece de nação produtora de conhecimento e cultura para o Mundo. Entre nesta jornada, compre, conheça e ajude nossos livros a chegarem a mais pessoas.

Editora Nova Ágora, um novo encontro para o saber!

Portal da Editora Nova Ágora: https://www.editoranovaagora.com.br/

Mais publicações dessa editora