A PRIMEIRA MORDIDA NA MAÇÃ A GENTE NUNCA ESQUECE

Por DOMINGOS D´ARSIE

Memórias Pessoais, Aventureiros E Exploradores, Artistas, Arquitetos, Fotógrafos, Literatura Nacional, Entretenimento, Biografia

Esta página foi vista 1746 vezes desde 01/11/2023

No dia 04/07/1976, eu e meu amigo Paulinho estávamos em Washington D. C. comemorando o bicentenário dos EUA, no meio de uma viagem de quase dois anos que fizemos com uma pesada mochila nas costas por este mundo enorme e tão pequeno.

Saímos da Estação da Luz, em São Paulo, num vagão de trem com destino a Corumbá, e nossa intenção era chegar ao Canadá para trabalhar na colheita de maçãs.

Durante nossa longa e inesquecível jornada pelo mundo, trabalhamos com numa gama inimaginável de coisas que a energia dos 20 anos permite, menos, é claro, na colheita de maçãs.

Jamais vou me esquecer das paisagens pelas quais passamos, dos olhares, gestos e sabores das pessoas que conhecemos. Elas tornaram-se referências para a vida toda.

O impacto de sentir-me pela primeira vez num outro país, a Bolívia, comendo bananas numa estação de trem; o colorido das roupas das mulheres na Guatemala; a neve no Canadá; a luz nas montanhas mágicas em nossa caminhada pela ilha de Kós; os beijos apaixonados das minhas namoradas com línguas diferentes, muitas das quais eu não entendia; os concertos a que assistimos na Europa; o órgão de tubos que eu tocava de madrugada numa igreja nos EUA; as viagens de navio, a pé, de bicicleta, de caminhão, de trem, de carona, de avião; e uma infinidade de outros momentos e lugares, impregnados na minha identidade.

Depois desse “debut” de mais de 90.000 km percorridos em 23 países, e mesmo antes dele, várias outras viagens aconteceram na minha vida, e há ainda muitas por vir, todas incrivelmente interessantes (viajar é sempre uma descoberta, seja a trabalho ou lazer). Mas a primeira, e com esse desenho e sabor, é aquele ponto de transformação a partir do qual não é possível voltar atrás. É a descoberta da própria Vida!

ISBN 978-65-266-1213-2
Edição 1 (2023)
Tipo de papel Polen

DOMINGOS D´ARSIE

Domingos D´Arsie nasceu em São Paulo, Brasil, em 17 de novembro de 1.955, ao meio dia e quarenta e cinco, ou seja, na hora do almoço.

Estudou música no Conservatório Musical Brooklin Paulista sob a orientação do Professor Sígrido Levental. Apaixonou-se pelo piano, órgão e cravo, além de alimentar um amor platônico pelo violoncelo.

Estudou filosofia na Universidade de São Paulo.

Estudou artes plásticas na Faculdade de Belas Artes de São Paulo.

Desde sempre teve interesses ecléticos, frequentando cursos livres de Astronomia e Física Estelar.

Não concluiu nenhum destes cursos, sua curiosidade natural o levou a buscar outras experiências.

Praticou esportes, sempre com o intuito de sentir prazer no que fazia, sua intenção nunca foi a competição.

Encontrou seu caminho profissional no curso de Arquitetura. Formou-se em 1981.

Enquanto tratava com o arquiteto Oscar Niemeyer sua ida para a Argélia, surgiu a oportunidade imediata de trabalhar para uma empresa em Angola.

Assim, em plena guerra civil daquele país, embarcou para Luanda.

Projetou edifícios, escolas, residências e teve um contato íntimo com as contradições do poder.

De volta ao Brasil, casou-se e foi morar na paradisíaca ilha de São Francisco do Sul em Santa Catarina.

Com sua esposa, viveu uma vida deliciosa.

No entanto, quando a juventude ainda borbulha nas veias, até o Paraíso precisa de mudanças.

Assim, começaram a viajar pelo Brasil, de jeep, trem, avião, ônibus. Acampando e hospedando-se em hotéis e pousadas.

Separaram-se. O que é sempre traumático e doloroso, por mais que se diga o contrário.

Casou-se novamente numa união feliz e construtiva vivendo em São Paulo.

Novo rompimento. Doloroso.

Viveu com outras mulheres, que amou e admirou profundamente.

Agora é divorciado e viúvo. Um resultado incongruente.

Seus projetos de arquitetura abrangem as áreas comercial, industrial e residencial.

Esta é sua primeira aventura literária.

É apenas um arquiteto apaixonado por música clássica e que gosta de escrever, lembrar e viver.

Publicações relacionadas