A Tábua de Esmeralda de Hermes

Por Rafael Arrais

Ocultismo, Filosofia / Religião, Espiritualidade, Religião, Filosofia, Corpo, Mente E Espírito

Esta página foi vista 949 vezes desde 01/03/2024

A "Tábua de Esmeralda" foi um dos textos fundamentais que deram origem à alquimia, ao hermetismo e a boa parte do ocultismo e esoterismo que conhecemos hoje. Também conhecida como "Tábua Esmeraldina" ou "O Segredo de Hermes", trata-se de um texto antiquíssimo que influenciou tanto o Oriente como o Ocidente, e que se propõe a revelar a natureza do universo e suas transformações. Sua autoria remonta a Hermes Trismegisto, o lendário semideus greco-egípcio, também associado aos deuses Thoth, Hermes e Mercúrio. Sua origem exata é incerta, mas há indícios míticos e históricos que apontam para o Egito Antigo. No entanto, a despeito de todas as lendas a seu respeito, trata-se de um texto curto que pode ser encontrado facilmente na internet. Faço este alerta, pois não é minha intenção aqui tentar enganar leitor algum.

Esta obra tampouco pretende se valer de uma linguagem e simbologia próprias da alquimia para comentar a "Tábua de Esmeralda". Não que eu mesmo não entenda um pouquinho de alquimia, mas a minha intenção aqui é comentar este texto com uma linguagem atual, a mais legível possível, embora ainda (espero) profundamente espiritual. Creio que minha experiência com o hermetismo e o neoplatonismo, incluindo a tradução do "Caibalion" ao longo do caminho, possam me auxiliar nisso.

Já a Introdução ficou a cargo do meu amigo Thiago Tamosauskas, que não é somente em alquimista praticante, como o autor do maior livro sobre alquimia deste século, o "Principia Alchimica"; então, se vocês desejam saber um pouco mais sobre as origens históricas e mitológicas da "Tábua de Esmeralda", estarão em muito boas mãos.

Ao final, ainda temos minha tradução do "Comentário de Hortulanus sobre a Tábua de Esmeralda", um texto alquímico do século XVI, que é a minha tentativa final de agradar aos leitores que já conhecem mais da alquimia do que eu.

O autor

Saiba mais em raph.com.br

Edição 1 (2024)

Rafael Arrais

Para quem não me conhece, sou alguém que sempre se interessou pelos ditos "mistérios da vida". "Quem sou, para onde vou, aqui o que faço?" Aos olhos de muitos essas perguntas parecem fúteis e exotéricas, talvez mesmo superficiais. Mas, se formos realmente a fundo dentro delas, e portanto também dentro de nós mesmos, acredito que iremos nos deparar com aquilo que mais nos fascina e ao mesmo tempo apavora: conhecer a si mesmo.

Nascido em 1977 no Rio de Janeiro, Rafael Arrais é formado em Gravura (Belas Artes), pela UFRJ. Hoje ganha a vida como escritor, tradutor e editor.