A Virgem de Tremenhó

Por Gilson De Oliveira

Ficção e Romance, Literatura Nacional

Esta página foi vista 2618 vezes desde 06/06/2016

Helena é uma moça bem resolvida que leva uma vida muito pacata, pertence a uma das famílias mais tradicionais de Tremenhó, ela é a filha do prefeito da cidade. Sua vida se cruza com a de Eduardo Veloso, filho do delegado – sendo que ele nutre uma grande paixão por Glória – sem saber quais os motivos que a fizeram mudar de vida completamente – durante o tempo que ele foi estudar arquitetura na Europa para ajudar no desenvolvimento do pequeno município. Os pais de Helena e Eduardo arranjam entre eles um casamento que beneficiará ambas as famílias, a contragosto dos dois.

Entre os moradores de Tremenhó está à bela Diva, que atualmente trabalha no bordel da cidade, e que na infância foi muito amiga de Helena. A moça como quase que todas as jovens do lugar são devotas de São Vicente de Saragoça – padroeiro da cidade e do vinho. Diva está adoentada, Helena solicita ao padre Honório Vieira que reze uma novena pela melhora da amiga, porém o pároco se vê obrigado a não realizar esse pedido, devido à insistência das beatas. Diva falece e novamente Helena faz um pedido: quer que a amiga seja velada no santuário do padroeiro de sua devoção: uma afronta para as beatas, lideradas, inclusive pela mãe de Helena. Com toda essa relutância, Helena foge do altar, não consome matrimônio com Eduardo e se vê obrigada a fixar moradia no bordel que é administrado por Glória, tornando-se então a Virgem de Tremenhó.

ISBN 978-85-921194-0-9
Edição 1 (2016)

Gilson De Oliveira

Gilson De Oliveira cresceu lendo livros e criando histórias de romance e suspense para suas primeiras novelas. O tempo passou e tornou-se professor, formou-se em Marketing, especializou-se em Educação Profissional de Jovens e Adultos e cursa Graduação de Licenciatura Plena em Sociologia. Servidor público do município de Joinville e do estado de Santa Catarina, nas horas de lazer continua a se dedicar à comunicação escrita, sendo que A Virgem de Tremenhó é sua estreia na literatura e no momento dedica-se ao livro Patíbulo de Fogo, que é uma continuação dessa história e se passa em 1945.