ADMINISTRAÇÃO E VENDAS VIA E-COMMERCE:

ANÁLISE DE BOAS PRÁTICAS NO MERCADO NACIONAL

Por KELLY REISDORFER E LUCIANA SCHERER

Serviços Humanos, Ciências Humanas E Sociais, Administração

Esta página foi vista 300 vezes desde 02/10/2023
Coloração

O presente livro aborda o tema e-commerce, seus tipos, vantagens e desvantagens deste meio como canal de vendas, como também na utilização dos canais de distribuição sendo estes: o single-channel, o multi-channel, o cross-channel e por fim o omni-channel, o mais moderno e complexo, que atua interligando todos os canais possíveis da empresa para melhor atender o cliente como também relata o crescimento por compras on-line diante a atual situação que vivenciamos o Coronavírus (COVID-19).

As técnicas utilizadas para coleta de dados deste trabalho foram: as observações dos principais players de mercado divulgado na página eletrônica da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em 2016, aplicando a ferramenta de benchmarking, questionários estruturados aplicados a 100 (cem) clientes reais e potenciais analisando os fatores fundamentais necessários na utilização da plataforma de e-commerce, e as entrevistas narrativas realizadas juntamente a 4 (quatro) Gestores de empresa do ramo varejista de móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos, para analisar suas percepções, similaridades e discrepâncias dessa nova implantação da plataforma de e-commerce.

Diante das empresas observadas e das respostas analisadas pode-se relatar diversos fatores essenciais para a implantação e andamento do e-commerce de empresas varejistas, dando ênfase a fatores como: layout do site envolvendo a organização por departamentos e a psicologia das cores, divulgação de ofertas e promoções já que o preço para os clientes é um fator fundamental na decisão de compra, as ferramentas como o marketing digital e remarketing na busca de atraí-los a entrar no e-commerce da empresa, a utilização de frete grátis, como pacotes promocionais, o incentivo para a utilização de aplicativos, com intuito de oferecer ao cliente mais um canal de compra.

Como resultado, oferece-se um amplo conhecimento que poderão servir de base a empresas do ramo varejistas que buscam expandir seus canais de distribuição, para que assim seja possível analisar fatores, ferramentas e estratégias essenciais na implantação de novos canais de distribuição.

Este trabalho é dividido em Introdução, Referencial Teórico, Metodologia, Resultados, Conclusão e Referências, apresentados nessa ordem.

A introdução destaca a contextualização, o problema de pesquisa, as delimitações do tema, o objetivo geral e específicos e a relevância do estudo, itens que delimitam e norteiam a realização do referente estudo.

O segundo capítulo apresenta o referencial téorico que amplia o conhecimento dos assuntos necessários para a realização do estudo na área do e-commerce, e está dividida nas seguintes abordagens: o e-commerce e seu o ínicio e implantação no Brasil; os princinpais tipos de e-commerce; os canais de distribuição apresentado o single channel, o multi-channel, o cross-channel, e o mais moderno e desafiador, o omni-channel. Ainda, apresentam-se as vantagens e desvantagens da utilização do e-commerce para as organizações.

O terceiro capítulo apresenta a metodologia proposta neste estudo através da utilização de três técnicas de coleta de dados: a observação, os questionários estruturados e as entrevistas narrativas.

Apresenta-se também os resultados obtidos por meio das observações através dos principais players, dos questionários realizados com clientes reais e potenciais, e das entrevistas realizadas com Gestores e por fim as conclusões obtidas através da realização deste trabalho, onde destaca-se as principais ferramentas, fatores e estratégias a serem utilizadas em empresas do ramo varejista de móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos com o intuito de alavancar as vendas aumentando sua competitividade diante a concorrência.

Edição 1 (2023)