Anjo do Violino

Por Josimar Salles

Não Ficção, Literatura Nacional, Biografia e Testemunho

Esta página foi vista 193 vezes desde 06/02/2024

Tudo na vida tem um porque, uma razão de ser, nada acontece por acaso.

Não foi à toa que me deparei com uma notícia do ano de 2009, na verdade uma foto, um registro marcante de um menino, Diego Frazão Torquato,  com apenas 12 anos, de família humilde ele tocava violino e chorava calado no velório e despedida de seu professor, o coordenador social da ONG AfroReggae, Evandro João da Silva, 42 anos, assassinado após ser assaltado na esquina da Rua do Ouvidor com a Rua do Carmo, no centro da cidade do Rio de Janeiro, em 18 de outubro de 2009. Essa IMAGEM, de autoria do fotógrafo Marcos Tristão, ocupou a primeira página do jornal O Globo, sob o título “Luto no AfroReggae”, mostrando O MENINO EM LÁGRIMAS. “isso é que mais me impressionava. Você fala em AfroReggae, você pensa em percussão, estas coisas. Tocando violino? Eu fiquei impressionado, isso mexeu comigo”, afirmou Tristão. Isso mexe com todas as pessoas de bom coração, na foto o menino expressava o mais puro sentimento de GRATIDÃO, vamos falar muito sobre isso. Ao assistir aquela cena do menino e o violino, com as lágrimas rolando em seus olhos, o fotógrafo se concentrou nele e, por obra divina fez esta imagem. Essa história cercada de sentimentos nobres, porém dolorosos, não para por aqui. Poucos dias depois da morte de seu mestre, Diego, talvez pelas fortes emoções, não se sentiu bem, foi ao médico e em seguida precisou ser internado, aproximadamente seis meses depois da morte do professor o menino também faleceu, LEUCEMIA, a família somente descobriu a doença do filho quando Diego estava na UTI. Ele era conhecido, carinhosamente, por seus amigos de infância, como AZUL. Os colegas da orquestra o chamavam de "Menino do Violino”. Diego sempre foi um dos destaques da orquestra do AfroReggae, tinha uma proximidade impressionante com o coordenador do projeto, Evandro, chamado de Silva pelos alunos, sempre trabalhando para evitar que as crianças da comunidade ingressassem no mundo das drogas e do crime. Em uma manhã de quinta-feira, 9/2, como relato no início deste livro, peguei meu celular para ver as notícias do dia e me deparei com esta imagem, não vamos perdê-la da memória, o menino chorando na morte de seu professor, naquela hora algo muito forte me bateu no coração. Diego estava enterrando, talvez, seu melhor amigo, o homem que inspirou seus SONHOS, algo muito especial surgia naquele exato momento. Foi quando peguei o celular, copiei a imagem e o texto, rapidamente fiz uma postagem no Facebook e no Instagram, sem muitas pretensões, mas senti a necessidade e precisava dividir aquela imagem que tocou forte demais, claro, positivamente. Temos o costume de compartilhar notícias ruins, piadas, fatos inusitados e engraçados. Ali estava uma mensagem que poderia mudar a vida de muitas pessoas, com aquele exemplo puro, da mais profunda dor e expressão de GRATIDÃO e AMOR. A foto viralizou em minhas redes sociais, foram mais de 13.650.000 pessoas alcançadas, internautas do mundo inteiro, mais de 12.200 comentários, cerca de 329.000 curtidas e acima de 70.360 compartilhamentos no Facebook, em apenas 9 dias de postagem, sem impulsionar. Sem perder tempo, vamos conhecer esta história real e emocionante. Vamos, juntos, começar a trabalhar por um mundo melhor!

ISBN 9786598193201
Edição 1 (2024)